Hidrelétrica Teles Pires: Energia Eficiente

CHTP e Prefeitura de Paranaíta entregam mudas para reflorestamento

08/03/2017. Publicado em Imprensa, Notícias, Novidades.

Cerca de 100 produtores rurais de Paranaíta devem receber nos próximos meses um kit com aproximadamente mil mudas de árvores nativas destinadas à áreas de reflorestamento para recuperação do passivo ambiental nas propriedades. A distribuição das mudas está sendo feita pela Secretaria de Agricultura de Paranaíta, por meio de uma parceria entre a prefeitura e a Companhia Hidrelétrica Teles Pires (CHTP).

As mudas são produzidas no viveiro Eco Vida, localizado na comunidade Entre Rios, no Assentamento São Pedro. A unidade, cedida pela Prefeitura de Paranaíta e mantida pela CHTP, produz mudas de aproximadamente 275 espécies a partir da coleta de sementes na região de abrangência da Hidrelétrica Teles Pires. O trabalho é realizado pela empresa Elo Ambiental e visa preservar as espécies por meio de ações de reflorestamento no empreendimento e seu entorno, além de colaborar com ações de recuperação de áreas degradadas, campanhas ambientais e incentivo à produção de frutas junto aos produtores rurais que participam do Projeto de Revitalização do Assentamento São Pedro (PRASP).

“Além da recomposição florestal no entorno do reservatório da UHE Teles Pires e das ações do PRASP, temos essa parceria com a Prefeitura de Paranaíta para atender os produtores locais que precisam recuperar áreas de Preservação Permanente e proteger as nascentes. É uma atividade que estuda a vegetação florestal da região, produz mudas e auxilia na regularização do passivo ambiental”, explicou o coordenador do Programa de Salvamento de Germoplasma Vegetal e Implantação do Viveiro de Mudas da CHTP, Arthur Loiola.

Até agora foram entregues, por meio da parceria, 20 mil mudas de 70 espécies, sendo 8,5 mil para o Assentamento São Pedro e 11,5 mil para outras comunidades de Paranaíta. Essas últimas foram disponibilizadas no mês de fevereiro para os produtores cadastrados na Secretaria de Agricultura. “Entregamos cinco mil mudas para a Comunidade São Vicente e o restante para produtores do entorno da cidade. Vamos atender nos próximos meses cerca de 100 produtores com as mudas. Os proprietários rurais que não estão cadastrados e que precisam recuperar as APP’s também podem procurar a Secretaria para solicitar mudas”, disse o Secretário de Agricultura de Paranaíta, Maurício Rizzieri.

Entre as espécies distribuídas estão mudas de ingá, paineira, açaí, ipê, pata de vaca, jenipapo, cedro rosa, peroba, amapaí, champanhe, guarantã, mogno, flor de paca, timburí e  angelim saia.


Deixe seu comentário