Hidrelétrica Teles Pires: Energia Eficiente

Equipe do projeto Rondon conhece UHE Teles Pires

28/07/2017. Publicado em Imprensa, Notícias, Novidades.

A UHE Teles Pires recebeu no dia 20 de julho um grupo de estudantes e professores do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) que estiveram na Usina para conhecer o processo de geração de energia, a estrutura e atividades que envolvem a instalação e operação de um empreendimento de grande porte. O grupo formado por professor, coordenadora e acadêmicos das áreas de gestão pública, turismo, construção civil e produção cultural faz parte do Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, que executa ações de desenvolvimento sustentável em diversas comunidades do país.

A visita foi acompanhada e guiada por profissionais das áreas técnica, ambiental e de segurança que fizeram apresentação do empreendimento e responderam os questionamentos do grupo. A acadêmica de Gestão Pública Kimberly Camargo destacou o conhecimento adquirido durante a visita a usina. “Muitas vezes, a gente só questiona e compreende os aspectos externos e não tem a oportunidade de conhecer a fundo empreendimento desse porte e, essa é a oportunidade de conhecer o sistema operacional e tudo que o envolve, com certeza sairemos daqui com mais experiência e conhecimento”, disse.

Localizada no rio Teles Pires, divisa dos estados do Pará e de Mato Grosso a UHE Teles Pires é a décima maior usina em capacidade instalada (1.820 megawatts), o que significa geração de energia para atender quase três milhões de famílias, cerca de 2% da energia consumida no Brasil.

O empreendimento já recebeu centenas de visitantes, entre eles moradores da região, estudantes, autoridades, representantes de entidades de classe entre outros interessados em conhecer o processo de geração de energia e as atividades que envolvem uma usina desse porte. De acordo com o gerente de operação, Muller Gonçalves, a usina passa por manutenção de rotina que deve durar até o final de outubro, quando o empreendimento estará de portas abertas para receber novos visitantes. As visitas devem ser agendadas com antecedência pelo e-mail comunicacao@uhetelespires.com.br .


Deixe seu comentário