Hidrelétrica Teles Pires: Energia Eficiente

CHTP lança concurso de projeto sustentável em parceria com a Faculdade de Alta Floresta

01/08/2017. Publicado em Imprensa, Notícias, Novidades.

Treze equipes formadas por acadêmicos do sexto semestre de Engenharia Civil da Faculdade de Alta Floresta (FAF), inscreveram-se no concurso de Aplicação dos Princípios de Sustentabilidade em Construções da Região Amazônica lançado, no mês de Julho, pela Companhia Hidrelétrica Teles Pires (CHTP) em parceria com a instituição de ensino superior. Os futuros engenheiros terão que desenvolver ideias com base nos princípios de sustentabilidade para aplicação em dois projetos de construção civil a serem executados pela CHTP.

“A iniciativa visa valorizar e estimular ideias inovadoras que despertem o interesse por materiais sustentáveis que reduzam os impactos ao meio ambiente, que levem em consideração a economia de energia, o equilíbrio da temperatura interior de edificações, o reaproveitamento de água, entre outras alternativas sustentáveis. Hoje o mercado de trabalho busca profissionais com essa visão, e essa experiência, com certeza será um diferencial no currículo dos participantes” explicou a analista de obras da CHTP, Aline Soares.

Os participantes do concurso terão que desenvolver ideias para dois projetos. O primeiro é de um Centro Comunitário de 400 m², que vai atender os moradores do assentamento São Pedro, em Paranaíta/MT, em diversas atividades e ainda abrigar cooperativas mistas que utilizarão o espaço para venda e escoamento da produção local. A edificação será construída na comunidade Jardim do Éden e faz parte do Projeto de Revitalização do PA São Pedro (Prasp), idealizado pela CHTP. O segundo projeto é de uma Casa de Cultura de Memória de 362,89 m², que será construída pelo empreendedor no município de Paranaíta para realização de eventos ligados à administração municipal, como apresentações, oficinas, cursos, reuniões, exposições ao público em geral, entre outras atividades.

Os acadêmicos que tiverem o projeto selecionado para execução terão a oportunidade de realizar uma visita técnica à UHE Teles Pires, durante a fase de operação, para conhecer o desempenho e funcionamento da Hidrelétrica e processo de segurança da barragem; terão o nome gravado na placa da obra, no item de elaboração do Projeto Sustentável; artigo sobre o projeto na Revista Inovar & Construir e estágio curricular na empresa contratada para execução das obras do Centro Comunitário no Assentamento São Pedro e da Casa de Cultura e Memória em Paranaíta.

De acordo com o coordenador do curso de Engenharia Civil, prof. Sandro Adir Swiderski, a iniciativa é uma importante ferramenta de aprendizado para os acadêmicos. “As ideais que serão apresentadas podem servir para os projetos em questão ou para futuros trabalhos. A palavra concurso não cabe aqui, o que vale mesmo é o aprendizado e experiência que os alunos vão adquirir durante os estudos, com as pesquisas e elaboração dos projetos”, pontuou.

O concurso vai avaliar as ideias mais criativas, o comprometimento e cumprimento dos prazos, trabalho em equipe, nome da proposta e quantidade de itens de sustentabilidade criados para os projetos. O resultado final do concurso será divulgado no dia 31 de agosto, podendo haver prorrogação.


Deixe seu comentário