Hidrelétrica Teles Pires: Energia Eficiente

Hidrelétrica Teles Pires apoia 7º Mutirão de Limpeza do rio Teles Pires

12/12/2017. Publicado em Imprensa, Notícias, Novidades.

Com o objetivo de recolher lixos e resíduos deixados pelos frequentadores de ilhas e praias do rio Teles Pires, cerca de 100 voluntários participaram da 7º edição do Mutirão de Limpeza do rio. A ação, apoiada pela Companhia Hidrelétrica Teles Pires (CHTP), por meio do Programa de Educação Ambiental, iniciou em novembro e finalizou com o Dia “D” no último domingo (10), no Porto de Areia, localizado a 30 km de Alta Floresta.

A coordenadora do Programa de Educação Ambiental da UHE Teles Pires, Marcileny Miranda destacou a importância do Mutirão. “Vimos aqui, de lixo comum e pequenos resíduos até sucatas de geladeira e máquina de lavar, isso nos locais onde as pessoas pescam e acampam com suas famílias. Essa ação trabalha para promover a conscientização ambiental, recolhendo o lixo e mostrando que o material deve ser descartado de forma correta para não prejudicar a natureza e destruir os locais que as pessoas frequentam. Trabalhamos essa temática junto aos pescadores e frequentadores do Teles Pires nas proximidades da balsa do Cajueiro e entorno do reservatório da Usina. Pretendemos também participar do próximo mutirão, buscar mais voluntários, estudantes, entidades, organizações e implementar novas ações em parceria com a organização”, ressaltou a coordenadora.

Segundo João Lopes de Araújo, popular Bisteca, idealizador do evento e morador ribeirinho do Porto de Areia há 30 anos, a iniciativa nasceu com poucos participantes percorrendo ilhas e margens da localidade. “Hoje já temos um grande número de voluntários e apoiadores e conseguimos aumentar a distância percorrida. Em alguns locais visitados anteriormente, já percebemos que a quantidade de lixo deixada pelos frequentadores diminuiu”, relatou Bisteca.

Ao longo de 20 dias, um grupo formado por pescadores, ribeirinhos, autônomos, empresários, autoridades políticas, órgãos fiscalizadores entre outros voluntários percorreram o rio vistoriando ilhas, barrancos e Áreas de Preservação Ambiental em busca do lixo descartado no meio ambiente. Para Oslen Dias (Tuti), um dos organizadores do evento, o mutirão foi 100% positivo. “Muitas pessoas vêm até o rio pescar, acampar, tomar banho e não levam de volta o lixo que produzem. Precisamos fazer nossa parte para manter a vida do rio Teles Pires. Além de recolher o lixo, estamos trabalhando a conscientização. No próximo ano pretendemos instalar placas e estabelecer parcerias para notificar as pessoas para que mantenham o local limpo”, disse Tuti.

Ao todo, o Mutirão recolheu, em um percurso de aproximadamente 200 km, entre os trechos da Ilha da Saudade em Carlinda e a balsa do Cajueiro em Paranaíta, sete caçambas de caminhão repletas de lixo e resíduos. O material coletado foi transportado por uma balsa e por barcos até o Porto de Areia de onde seguiu para o Aterro do município de Alta Floresta em caminhões de coleta da Prefeitura.


Deixe seu comentário