Hidrelétrica Teles Pires: Energia Eficiente

Semana do Meio Ambiente:CHTP apoia 2ª fase do Programa Adote uma Nascente em Alta Floresta

12/06/2018. Publicado em Imprensa, Notícias, Novidades.

Com objetivo de incentivar a recuperação e preservação dos recursos hídricos da área urbana de Alta Floresta, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento (Sedaf) lançou no dia 05 de junho o Programa Adote uma Nascente. A iniciativa já conta com o apoio da Companhia Hidrelétrica Teles Pires (CHTP), Instituto Centro Vida (ICV), Fundação Ecológica Cristalino (FEC), Novo Encanto Ecologia, Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Câmara Municipal de Vereadores, Colégio Alta Floresta e Escola Estadual Vitória Furlani da Riva.

A primeira etapa do programa iniciou em  2009 e agora retorna em sua 2ª fase com o objetivo de incentivar a participação voluntária da comunidade no processo de gestão ambiental. Qualquer pessoa, física ou jurídica, poderá adotar ou ser padrinho de uma nascente em área pública ou privada. Quem tiver uma nascente ou curso d’água em sua propriedade ou lote, poderá adotar ou disponibilizar a área para ser adotada por outra pessoa ou entidade. “A preocupação com os mananciais que abastecem Alta Floresta deve ser  de todos e, por isso, a CHTP se faz presente nessa parceria em prol da preservação de nossas nascentes”, destaca o gerente de Meio Ambiente da Hidrelétrica Teles Pires, Ivan Bichara Neto.

O adotante se tornará responsável pela nascente e após autorização prévia da Secretaria poderá realizar plantio de mudas nativas, sinalizar, promover limpeza, delimitar a Área de Proteção Permanente entre outras ações. Já os padrinhos poderão contribuir com mudas para o reflorestamento, mourões, placas entre outros materiais necessários. A Direção de Meio Ambiente da Sedaf ficará responsável pelo apoio técnico, elaboração de plano de recuperação das áreas degradadas, vistorias e preposição de ações de conservação e/ou recuperação das nascentes e cursos hídricos. A adesão ao programa não cria nenhum vínculo formal sobre a área da nascente, bem como suas adjacências.

De acordo com coordenador de Projetos Ambientais na Direção de Meio Ambiente da SEDAF, José Alesando Rodrigues, os próximos passos incluem a formulação de lei municipal instituindo o “Programa Adote uma Nascente”, com base no decreto 2.174-B, DE 2007, o lançamento do concurso para escolha da logomarca e lançamento de uma cartilha orientativa. As ações de recuperação das nascentes serão realizadas de outubro a dezembro em função do período de chuvas. Até lá, a comissão organizadora do Programa promoverá a definição das áreas que entrarão no processo, assim como o chamamento da sociedade altaflorestense,  para que participem como adotantes ou padrinhos.

O lançamento do Adote uma Nascente aconteceu no auditório da Escola Técnica da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (Secitec), no Dia Mundial do Meio Ambiente. Na oportunidade também foi realizada apresentação musical temática com o professor Miguel Júlio Lorin e a palestra “Rios Urbanos existem ou não? Mitos e realidades do uso dos recursos hídricos em Alta Floresta”, com a profª drª Solange Arrolho.

Mais informações sobre o processo de adoção e apadrinhamento podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Desenvolvimento, na Direção de Meio Ambiente pelo telefone: (66) 3521-2030.


Deixe seu comentário