Hidrelétrica Teles Pires

A Usina Hidrelétrica Teles Pires (CHTP), responsável por gerar energia suficiente para abastecer uma população de 13,5 milhões de habitantes.

A COMPANHIA HIDRELÉTRICA TELES PIRES coleta informações de diversas formas, em diferentes áreas do seu website. Este site usa cookies como uma parte da nossa interação com o seu navegador. A nossa política de privacidade não é aplicada a sites de terceiros, pelo que, caso visite outro site a partir do nosso deverá ler a política de privacidade do mesmo.

A COMPANHIA HIDRELÉTRICA TELES PIRES reserva-se ao direito de alterar este acordo sem aviso prévio. Deste modo, recomendamos que consulte a nossa política de privacidade com regularidade de forma a estar sempre atualizado.
Política de CookiesOK, ENTENDI
  • Português
  • Inglês
  • Espanhol

Geração de Energia

Conheça mais sobre a geração de energia.

Você sabe como é feita a geração de energia hidrelétrica? A energia hidrelétrica, ou hidráulica, é fruto de um processo de transformação de energia mecânica.

O reservatório gera um desnível hidráulico, criando a energia potencial gravitacional que é transformada em energia cinética através do fluxo da água nos condutos da usina. Essa energia é direcionada para as turbinas que giram com a força das águas. A turbina em movimento está interligada com o gerador através de um eixo. O giro do rotor do gerador aliado com a sua parte fixa (estator) produzem a energia elétrica.

Na página "Conheça a Usina", você poderá conhecer cada etapa da geração de energia na UHE Teles Pires.

Existem 3 categorias de aproveitamentos hidrelétricos de acordo com a classificação da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), sendo: central geradora hidrelétrica (CGH), pequena central hidrelétrica (PCH) e usina hidrelétrica (UHE). De uma forma geral, a diferença entre as classificações está relacionada com a potência instalada do empreendimento. Para ser considerada uma UHE, a potência instalada precisa ser superior a 30 MW e o empreendimento deve receber uma outorga de concessão. Para se ter uma ideia, a UHE Teles Pires possui 1.820 MW de potência instalada.

O modelo de operação do reservatório da UHE Teles Pires é o fio d’água, o qual dispensa a formação de um reservatório de acumulação de água para a geração de energia. Esse modelo de operação diminui os impactos sociais e ambientais causados pela implantação do aproveitamento, uma vez que a vazão natural do rio não é alterada pela presença do barramento. Outra questão relacionada com esse modelo de operação é o fato de o nível do reservatório não variar entre os períodos seco e úmido. Ou seja, o volume de água armazenado é sempre o mesmo.

No período úmido é comum ocorrer vazões que excedem a capacidade de produção da usina. Na ocorrência de vazões excedentes, a vazão é descarregada através do Vertedouro.