Hidrelétrica Teles Pires

A Usina Hidrelétrica Teles Pires (CHTP), responsável por gerar energia suficiente para abastecer uma população de 13,5 milhões de habitantes.

A COMPANHIA HIDRELÉTRICA TELES PIRES coleta informações de diversas formas, em diferentes áreas do seu website. Este site usa cookies como uma parte da nossa interação com o seu navegador. A nossa política de privacidade não é aplicada a sites de terceiros, pelo que, caso visite outro site a partir do nosso deverá ler a política de privacidade do mesmo.

A COMPANHIA HIDRELÉTRICA TELES PIRES reserva-se ao direito de alterar este acordo sem aviso prévio. Deste modo, recomendamos que consulte a nossa política de privacidade com regularidade de forma a estar sempre atualizado.
Política de CookiesOK, ENTENDI
  • Português
  • Inglês
  • Espanhol

PRASP

Projeto de Revitalização do Assentamento São Pedro.

Programa realizado pela Companhia Hidrelétrica Teles Pires direcionado à Comunidade Rural do Assentamento São Pedro, que tem como parceiros o Município de Paranaíta e o INCRA.

O projeto de revitalização visa promover o desenvolvimento social, econômico e ambiental do assentamento, melhorando a qualidade de vida das famílias que ali residem e diminuindo o êxodo rural.

O Contrato de Financiamento do BNDES com a CHTP condiciona que 1% do valor total financiado para a construção da UHE Teles Pires seja revertido para realização de um Projeto Social intitulado Subcrédito-G ou Subcrédito Social. Diante desta obrigação, nasceu o PRASP ou Projeto de Revitalização do Assentamento São Pedro.

Características da Localidade

Assentamento São Pedro, localizado no Município de Paranaíta – 40km do perímetro urbano, 35.000ha, 22 Comunidades Rurais, 775 lotes, aproximadamente 700 Famílias, 3.500 pessoas.

Programa de Gestão – Consiste do gerenciamento do projeto, onde seu objetivo é integrar e acompanhar as atividades do PRASP junto aos parceiros e comunidade.

- Identificação de líderes locais e formação de Conselho Gestor do PRASP;

- Capacitação em associativismo e cooperativismo para as lideranças;

- Realização de eventos de prestação de contas e relatórios ao BNDES;

- Inscrição de projetos de captação de recursos;

- Formação e consolidação de Cooperativa para centralizar demandas do assentamento e recebimento de recursos

Programa de Organização Espacial – Parceria com a Prefeitura Municipal de Paranaíta, que atua na recuperação das estradas do assentamento para facilitar o acesso e escoamento da produção local.

Também contempla a construção de um Centro Comunitário de 400m² para sediar a COOMASP e ser utilizado em atividades de lazer, reuniões, oficinas, cursos e outros eventos.

Programa Produtivo – Desenvolver, diversificar e aumentar a produção agropecuária do assentamento por meio de capacitações, consultorias e orientações técnicas, onde os profissionais apresentam ferramentas e tecnologias para a melhor gestão e rendimento das propriedades com foco na agricultura familiar e formação de grupos de produção.

Ações realizadas:

- Doação de 08 Tratores com 16 implementos;

- Atendimentos Veterinários, Agronômicos, Piscicultura, Associativismo e Cooperativismo, Abertura de Mercado e Compras Governamentais

- Atendimento de 03 técnicos locais com foco na agricultura familiar, gestão de propriedade, criação de bovinos, suínos e aves e diversificação de produção;

- Apoio à Gestão dos Tratores;

- Capacitações (Regulagem de Implementos, Gestão Financeira);

- Dias de campo para amostragem na prática das teorias aplicadas nas temáticas de Pecuária (corte e leite), Apicultura, Piscicultura;

- Identificação e fomento de 2 agroindústrias;

- Realização de 17 edições de Feira Livre;

- Fortalecimento da Cadeia Produtiva do Leite, por meio de 5 Unidades Demonstrativas e Melhoramento Genético;

Programa de Garantias e Direitos Ambientais – Recuperação de áreas degradadas, matas ciliares, nascentes, rios e córregos, visando o equilíbrio ambiental.

Ações realizadas:

- 12 Cursos - Capacitação em educação ambiental;

- Formação de agente ambiental;

- Fornecimento de insumos (arame, lascas e mudas) para recuperação de áreas

- Recuperação de 132 nascentes;

- Implantação de 05 Unidades Demonstrativas com sistema ILPF (Integração Lavoura-Pecuária-Floresta);

Programa de Garantias e Direitos Sociais – Georreferenciamento do perímetro total do Assentamento São Pedro e promoção da titularização lote a lote das propriedades do assentamento por meio dos parceiros.