Sobre a UHE Teles Pires
Conheça mais sobre a UHE Teles Pires.
Acesso Rápido
Links de acesso rápido para seções internas e/ou outrso endereços da Internet.
Com 1.820 MW depotência, a UHE Teles Pires é uma das hidrelétricas mais eficientes do Brasil e foi arrematada com preço de lance final de apenas R$ 58,35 por MW/h em 2010, o menor oferecido por uma usina em leilões feitos pela ANEEL.
A Usina Hidrelétrica Teles Pires, construída no rio Teles Pires, afluente do rio Tapajós, na fronteira dos estados do Pará e Mato Grosso, nos municípios de Jacareacanga (PA) e Paranaíta (MT) tem capacidade instalada de 1.820 megawatts, energia suficiente para abastecer uma população de 13,5 milhões de habitantes.
Somos uma Sociedade de Propósito Específico (SPE), administrada pela Eletrobras, atua com alta tecnologia e inovação em todos os equipamentos e processos para geração de energia de forma limpa e sustentável, com o desenvolvimento de ações que buscam constantemente o equilíbrio econômico, social e ambiental.
A Companhia Hidrelétrica Teles Pires possui um Sistema Integrado de Gestão, implementado com foco na "Operação e Manutenção", de acordo com as normas ISO 9001:2015 para Gestão da Qualidade, ISO 14001:2015 para Gestão Ambiental, ISO 45001:2018 para Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional. Além disso, recentemente foi incorporada a gestão de ativos da UHE Teles Pires, em conformidade com a ISO 55001:2014 para Gestão de Ativo.
Além disso, a UHE Teles Pires desenvolve projetos ambientais que buscam a preservação da fauna, flora, água e solo local, para amenizar as modificações que ocorreram em seu meio. Como condicionantes para instalação do empreendimento foram desenvolvidos também projetos socioeconômicos que buscam desenvolver vocações e novas alternativas produtivas, nos municípios próximos, com o intuito de alavancar o desenvolvimento sustentável.
Histórico do Empreendimento
A Usina Hidrelétrica Teles Pires é um empreendimento de infraestrutura contemplado no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal. Foi arrematada no último leilão de geração de 2010, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), pelo Consórcio Teles Pires Energia Eficiente, com uma proposta de deságio de 33% em relação à tarifa-teto, ou seja, apresentou um menor valor para produzir ou gerar o kW/h de energia elétrica. Até a presente data, é o menor valor que o Governo Federal conseguiu nos leilões de usinas, gerando um benefício para o país e permitindo uma tarifa de energia mais baixa.
A emissão da Licença Prévia N° 386/2010, concedida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais – Ibama, permitiu que o projeto fosse incluído no Leilão A-5, levado adiante pelo Governo Federal, Ministério de Minas e Energia, por meio da Aneel, em 17 de dezembro de 2010. Depois do leilão, foi criada a Companhia Hidrelétrica Teles Pires S/A, Sociedade de Propósito Específico (SPE), responsável por construir e fazer operar a UHE Teles Pires.
Em julho de 2011 foi assinado o contrato de concessão da Usina Hidrelétrica Teles Pires. A Licença de Instalação (LI) nº 818/2011 foi aprovada e, em 19 de agosto de 2011, iniciaram-se as obras.
Em 14 de novembro de 2014, o Ibama concedeu a Licença de Operação (LO) nº 1272/2014, que autorizou a operação do empreendimento, após verificar o cumprimento do que consta nas licenças anteriores, com as medidas de controle ambiental e as condições determinadas para a operação.
Operação comercial – geração de energia para o Brasil
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) concedeu a liberação das unidades geradoras conforme cronograma abaixo.
Em 08 de abril de 2019, foi emitida a 1ª renovação a Licença de Operação (LO) nº 1272/2014 2ª retificação, que renovou a autorizou da operação do empreendimento, após verificar o cumprimento das licenças anteriores, com as medidas de controle ambiental e as condições determinadas para a operação até 08 de abril de 2024.