Hidrelétrica Teles Pires

A Usina Hidrelétrica Teles Pires (CHTP), responsável por gerar energia suficiente para abastecer uma população de 13,5 milhões de habitantes.

A COMPANHIA HIDRELÉTRICA TELES PIRES coleta informações de diversas formas, em diferentes áreas do seu website. Este site usa cookies como uma parte da nossa interação com o seu navegador. A nossa política de privacidade não é aplicada a sites de terceiros, pelo que, caso visite outro site a partir do nosso deverá ler a política de privacidade do mesmo.

A COMPANHIA HIDRELÉTRICA TELES PIRES reserva-se ao direito de alterar este acordo sem aviso prévio. Deste modo, recomendamos que consulte a nossa política de privacidade com regularidade de forma a estar sempre atualizado.
Política de CookiesOK, ENTENDI
  • Português
  • Inglês
  • Espanhol

Reservatório

A usina possui potência instalada de 1.820 MW e seu reservatório é formado por um espelho d’água de 16.118,10 hectares.

A UHE Teles Pires encontra-se em operação no rio Teles Pires, entre os municípios de Paranaíta/MT e Jacareacanga/PA. A usina possui potência instalada de 1.820 MW e seu reservatório é formado por um espelho d’água de 16.118,10 hectares ou 161,18 km² na cota 220,44 metros, ocupando áreas dos dois municípios. O enchimento propriamente dito foi iniciado no dia 14 de dezembro de 2014 e concluído em 10 de janeiro de 2015. Em seu entorno está localizada a Área de Preservação Permanente (APP), áreas estas protegidas por lei, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica, a biodiversidade, o fluxo gênico da fauna e flora, protegendo o solo e assegurando o bem-estar das populações humanas.

A Companhia Hidrelétrica Teles Pires - CHTP realiza a Fiscalização Ambiental e Socioambiental desde 2016, a fim de identificar qualquer tipo de intervenção em seu reservatório e em áreas de margens e ilhas que compreendem a APP, áreas estas protegidas por lei e conforme determinação na Licença de Operação n° 1272/2014 -1 ª Renovação, 3ª Retificação. Toda e qualquer identificação de uma possível infração nestas áreas são catalogadas e informadas ao órgão licenciador e aos responsaveis pela LEI.