Hidrelétrica Teles Pires

A Usina Hidrelétrica Teles Pires (CHTP), responsável por gerar energia suficiente para abastecer uma população de 13,5 milhões de habitantes.

A COMPANHIA HIDRELÉTRICA TELES PIRES coleta informações de diversas formas, em diferentes áreas do seu website. Este site usa cookies como uma parte da nossa interação com o seu navegador. A nossa política de privacidade não é aplicada a sites de terceiros, pelo que, caso visite outro site a partir do nosso deverá ler a política de privacidade do mesmo.

A COMPANHIA HIDRELÉTRICA TELES PIRES reserva-se ao direito de alterar este acordo sem aviso prévio. Deste modo, recomendamos que consulte a nossa política de privacidade com regularidade de forma a estar sempre atualizado.
Política de CookiesOK, ENTENDI
  • Português
  • Inglês
  • Espanhol

Conheça a Usina

Acompanhe os conteúdos sobre como conhecer a Usina.

A Usina Hidrelétrica Teles Pires encontra-se no rio Teles Pires, na divisa entre os municípios de Jacareacanga (estado do Pará) e Paranaíta (estado do Mato Grosso). O empreendimento possui uma potência instalada de 1.820 megawatts, suficiente para abastecer uma população de 13,5 milhões de habitantes.

O empreendimento é administrado por 3 empresas acionistas: Neoenergia (51%), CGT Eletrosul (24,5%) e Furnas (24,5%), sendo as duas últimas pertencentes ao grupo Eletrobras. A usina opera com alta tecnologia e inovação em todos os equipamentos e processos para geração de energia de forma limpa e sustentável, com o desenvolvimento de ações que buscam constantemente o equilíbrio econômico, social e ambiental.

Uma usina hidrelétrica é um conjunto de obras e equipamentos que tem a finalidade de gerar energia elétrica por meio do aproveitamento do potencial hidráulico existente em um rio. Esse potencial é possibilitado pela vazão hidráulica e pela concentração dos desníveis existentes ao longo do curso desse rio.

A Usina Hidrelétrica de Teles Pires é composta pelos seguintes elementos:

  • Barragens de Terra/Enrocamento
    Intercaladas pelas estruturas de concreto (tomada d’água e vertedouro), as três barragens de terra/enrocamento fecham o rio para criar o desnível hidráulico. As barragens de terra/enrocamento são compostas por blocos de rocha, núcleo argiloso e materiais granulares de transição entre os blocos de rocha e a argila.
  • Vertedouro
    O vertedouro, implantado no antigo leito do rio, extravasa a vazão de água que não é utilizada para a produção de energia. É nessa região que a barragem alcança a sua altura máxima, sendo igual a 82 metros. O vertedouro garante que a água seja descarregada de forma segura rio abaixo. O escoamento nessa estrutura é controlado por 4 comportas. Em função das características do vertedouro da UHE Teles Pires (tipo salto esqui), foi implantada a fossa de erosão. A fossa de erosão possui o objetivo de receber o impacto do jato de água lançado pelo vertedouro e mitigar os processos erosivos que podem ser formados por esse processo.
  • Circuito hidráulico de geração
    As estruturas da tomada d’água, condutos forçados, casa de força e canal de fuga compõem o circuito hidráulico de geração e são responsáveis por conduzir a água da porção acima para a porção abaixo da barragem, gerando energia hidrelétrica. Esse conjunto de estruturas está localizado na margem direita do rio Teles Pires. A tomada d’água conecta o reservatório aos condutos forçados. O conduto forçado conduz a água em movimento até a casa de força. A casa de força abriga 5 unidades geradoras (UG’s) e é o local onde é gerada a energia hidrelétrica através do giro dos conjuntos turbina-gerador. Após o processo de geração de energia, a água é restituída para o rio por meio do canal de fuga.
  • Túneis de Desvio
    Na margem esquerda do rio Teles Pires foram escavados três túneis para viabilizar o processo construtivo do empreendimento, possibilitando o ensecamento da área de construção mediante a execução das ensecadeiras. Desde outubro de 2015, essas estruturas estão desativadas, pois não possuem mais função para a geração de energia.
  • Reservatório
    O reservatório da UHE Teles Pires possui um volume de água de 0,96 km³ e seu nível d´água está na elevação 220,44.

Fontes: Aneel, Eletrobras-Furnas, Eletronorte, RIMA UHE Teles Pires.