Série Retratos -Parte 06: Da vergonha da ‘gleba’ ao orgulho de ser modelo

Vergonha. Era esse o sentimento que abatia Diemerson Junior da Silva, então um adolescente com 13 para 14 anos, quando dizia que morava no Assentamento São Pedro, em Paranaíta (MT), pelos idos de 2008. “O pessoal lá do Centro de Paranaíta falava que a gente morava na gleba, que é como eles chamavam o assentamento”,…

Série Retratos – Parte 05: O Mago das Plantas

Sabe aqueles cuidados de pai para filha? Saber que ela não gosta de cebola, que odeia acordar cedo, que adora o bico do pão francês? Pois são esses esmeros de pai que o botânico José Hypólito Piva reserva às cerca de 250 espécies cultivadas no Viveiro de Mudas do Assentamento São Pedro. Saem de lá…

Série Retratos – Parte 04: A água da vida recuperada nas nascentes

Foi por falta de informação que a agricultora Rosineide dos Santos Rocha estava pouco a pouco vendo agonizar uma verdadeira mina de ouro em seu lote de terra na comunidade Nova União: uma nascente de água. Mas isso foi antes da chegada de uma das ações mais importantes do ​PRASP – a recuperação de nascentes.…

Série retratos – parte 03: Do garimpo à consciência ambiental

O nome está registrado em cartório, para quem quiser conferir: Sonho Realizado. Para um ex-garimpeiro que chegou ao Assentamento São Pedro às vésperas do Natal, em 22 de dezembro de 1999, para ocupar pela primeira vez na vida uma terra que podia chamar de sua, não poderia haver nome mais adequado. Nascido em Água Boa…

Série retratos – parte 02: De avô para neto

O pequeno Lucas, de quatro anos, é o braço direito do avô Irio para cuidar do gado de leite no Sítio Bom Jesus, na comunidade Santíssima Trindade. Ele tem um chicotinho e imita os gritos do avô quando chama as vacas para beber água no calorão do Assentamento São Pedro. A criação é pequena –…

Série Retratos parte 01- Da picada de passar jerico à cooperativa

Uma história de sucesso em parceria com a Usina Teles Pires A  série #Retratos conta histórias inspiradoras de moradores do assentamento São Pedro, em Paranaíta (MT), no portal da Amazônia e entorno da nossa Usina Hidrelétrica Teles Pires. Há 3 anos iniciamos o Projeto de Revitalização do Assentamento São Pedro (PRASP) com o objetivo de…

UHE Teles Pires publica estudo sobre a diversidade de peixes em rio da Amazônia

Visando contribuir com o conhecimento a respeito da biodiversidade da região amazônica, a Usina Hidrelétrica Teles Pires, localizada entre os municípios de Paranaíta (MT) e Jacareacanga (PA), lançou o livro “Peixes do Rio Teles Pires – Diversidade e Guia de Identificação”, escrito pelos especialistas em ictiofauna Willian Ohara, Flávio Lima, Gilberto Salvador e Marcelo  Andrade,…