Hidrelétrica Teles Pires: Energia Eficiente

Hidrelétrica Teles Pires inicia ações do PEA em Paranaíta e Alta Floresta

27/02/2013. Publicado em Meio-Ambiente, Notícias, Novidades.

Foi iniciado no mês de janeiro de 2013, pela Companhia Hidrelétrica Teles Pires (CHTP) os trabalhos do Programa de Educação Ambiental (P.42) também conhecido como PEA, ligado ao Projeto Básico Ambiental (PBA) da UHE Teles Pires. Os novos gestores públicos de Paranaíta e Alta Floresta participaram de reunião para saber detalhes deste trabalho. Os professores de Paranaíta e Alta Floresta também foram convidados para tomar conhecimento das ações previstas. O PEA está dividido em três projetos: Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável Direcionado a População da AII, Projeto de Gestão dos Resíduos Sólidos e Educação Ambiental nas Escolas.

Uma das propostas do PEA, é despertar na comunidade escolar a consciência crítica sobre as questões ambientais com foco na realidade local. O programa também quer estimular práticas que possam integrar as séries, disciplinas, escolas e comunidade. “Será uma oportunidade única para os municípios”, diz o diretor de Meio Ambiente, Marcos Duarte. Também está previsto no programa de educação ambiental, a capacitação para o apoio na elaboração de projetos visando captação de recursos e gestão dos projetos. “Os municípios terão condições de elaborar projetos embasados, aumentando desta forma, a possibilidade de sucesso na captação de recursos”.

Para o secretário de Meio ambiente e Turismo, Robervaldo Barbosa, as ações propostas através do (P.42) irão atender necessidades pontuais do município. “A elaboração do projeto do aterro sanitário é uma demanda importante”. Barbosa ainda pontua o trabalho que será desenvolvido na área da educação. “Esse projeto de educação ambiental nas escolas, é uma semente que está sendo plantada”. Para o secretário, as crianças paranaitenses irão crescer comprometidas com o desenvolvimento sustentável.

De acordo com a secretária de Meio Ambiente de Alta Floresta, Aparecida Sicuto, a proposta de trabalho apresentada pela Companhia Hidrelétrica Teles Pires irá somar às ações desenvolvidas pela Prefeitura de Alta Floresta. “Estamos trabalhando para implantação da coleta seletiva no município”. Segundo Aparecida, uma das propostas estabelecidas no programa é o apoio na elaboração de projetos. Para ela, com este suporte a prefeitura poderá elaborar projetos que atendam a secretarias e escolas municipais na captação de recursos.

De acordo com a Coordenadora da Walm – Engenharia e Tecnologia Ambiental, Sueli Harumi Kakinami, empresa contratada pela Companhia Hidrelétrica Teles Pires para desenvolver as ações, houve receptividade por parte das prefeituras de Paranaíta e Alta Floresta. Segundo Sueli, foi realizado um Diagnóstico Rápido Participativo (DRP), onde a população pôde contribuir para a elaboração das ações. As ações do (P.42) terão início no primeiro semestre de 2013, e irão se estender até 2015.

Educação Ambiental nas escolas

Dos projetos que fazem parte do Programa de Educação Ambiental, a educação ambiental nas escolas pretende transmitir o conceito de consumo racional dos recursos naturais.

A professora Sueli Rosana de Oliveira, Diretora da Escola Municipal Irmã Dulce, diz que esta ação irá somar com as atividades já desenvolvidas na escola. “Essa parceria vai fortalecer o que já procuramos repassar para os alunos. Nossos alunos vão crescer com um nova visão ambiental, isso é muito importante”. Segundo a professora, há três anos a escola já está trabalhando com os alunos a importância da separação correta do lixo. “Realizar a coleta seletiva de lixo é dar destinação correta ao que produzimos”, afirma a professora.


Deixe seu comentário