Hidrelétrica Teles Pires: Energia Eficiente

Programa de Educação Ambiental é apresentado aos moradores do Assentamento São Pedro

28/02/2013. Publicado em Meio-Ambiente, Notícias, Novidades.

Os moradores do Assentamento São Pedro, em Paranaíta, conheceram detalhes do Programa de Educação Ambiental (P.42) do Projeto Básico Ambiental (PBA) da UHE Teles Pires. O encontro foi realizado na Comunidade Rio Jordão e contou com a participação de 48 moradores da região e  representantes da Companhia Hidrelétrica Teles Pires (CHTP) e Walm – Engenharia e Tecnologia Ambiental, empresa contratada para desenvolver as ações nos municípios de Paranaíta (MT), Alta Floresta (MT) e Jacareacanga (PA).

Durante o encontro, o gerente de Socioeconomia e gestor do programa, Paulo Novaes reforçou aos presentes a importância da participação de toda comunidade. “Está não é uma via de mão única. Estamos disponibilizando  uma equipe e queremos a participação da comunidade”. A importância da mata ciliar, preservação das nascentes e áreas de preservação permanente (APPs) serão alguns temas abordados  com os produtores rurais.

Morador há 10 anos do Assentamento São Pedro, João Francisco, que possui propriedade de 16 alqueires sabe bem a importância do trabalho de educação ambiental. “Proteger as nascentes é proteger a vida. Sem água não temos gado”, disse. De acordo com o morador, desde o começou da construção da usina, a Hidrelétrica Teles Pires tem feito várias ações que estão beneficiando os moradores de Paranaíta. “As pessoas precisam participar, a Usina está nos mostrando um caminho. Já veio tanta coisa boa pra gente, como o posto de saúde no assentamento. Agora estão reformando o viveiro de mudas. Não podemos deixar de lado este trabalho”, conclama o morador.

Em sua apresentação aos moradores, a representante da Walm, Márcia Nunes reforçou aos presentes que ter ar puro, água de qualidade faz parte da educação ambiental. “Se soubermos utilizar os recursos de forma racional, teremos qualidade de vida”. Márcia lembrou que ao participar do o Programa de Educação Ambiental (PEA) os moradores estão contribuindo e participando de forma ativa do desenvolvimento da cidade, com opiniões, críticas e sugestões.


Deixe seu comentário