Hidrelétrica Teles Pires: Energia Eficiente

CHTP promove plantio de mudas com crianças do CRAS no Dia da Árvore

22/09/2016. Publicado em Imprensa, Notícias, Novidades.

Os alunos do Centro de Referência de Assistência Social de Paranaíta (Cras), realizaram uma programação bem ecológica no Dia da Árvore, comemorado em 21 de setembro. Eles participaram de uma ação de plantio de mudas no entorno da estação de captação de água em Paranaíta, às margens do córrego Pinguim, promovida pela Companhia Hidrelétrica Teles Pires (CHTP) em parceria com as secretarias municipais de Meio Ambiente, Obras e de Assistência Social.

A atividade contou com a participação de 70 crianças e adolescentes, com idades entre seis e 15 anos, que plantaram cerca de 250 mudas de 60 espécies de árvores nativas que possuem características de fácil adaptação em áreas de mata ciliar, entre elas o ipê do mato, angelim do brejo e jatobá. No local, foi instalada uma placa para celebrar o dia da Árvore e também homenagear os alunos “semeadores” do CRAS.

“O córrego do Pinguim é responsável pelo abastecimento de água potável para a população de Paranaíta e em seu entorno existe um trecho de mata ciliar degradada que necessita ser recuperada para garantir a qualidade e a quantidade de água suficiente para atender Paranaíta. Com essa parceria, foi possível fazer o plantio de mudas promovendo um trabalho de conscientização ambiental sobre a importância das árvores na preservação da água”, pontuou a coordenadora de Socioeconomia da CHTP, Marcileny Miranda.

A equipe da empresa Elo Ambiental, responsável pela produção de mudas do viveiro Eco Vida, unidade que faz parte dos programas ambientais da CHTP, explicou aos alunos a importância das matas ciliares para preservação nas nascentes e cursos de rios, falou sobre as espécies utilizadas e passou orientações para o plantio. O aluno Thalisson Gabriel Augusto, de nove anos, plantou quatro mudas e disse que gostou da experiência: “É muito bom ver a natureza crescendo, a água produzindo. Essas árvores vão ajudar muito na conservação da água. Eu fiquei feliz de ajudar”.

A psicóloga e técnica de referência do CRAS, Silvana Tavares, falou que as crianças ficaram sensibilizadas quando souberam dos problemas ambientais nas proximidades da área de captação de água da cidade deles. “Nós abraçamos a causa. Essa é a segunda fase de uma programação de passeios do CRAS que busca salientar a importância e a conscientização das crianças e jovens quanto à necessidade de preservação do meio ambiente e das matas ciliares. Acredito que essa conscientização ambiental com as crianças, é importante tanto para elas, quanto para o município”, concluiu a profissional.

Em agosto os alunos conheceram os trabalhos realizados no viveiro de mudas Eco Vida, localizado na comunidade Entre Rios, no Assentamento São Pedro. A unidade produz mudas de espécies nativas a partir de sementes coletadas na região de abrangência da Hidrelétrica Teles Pires com objetivo de preservar as espécies por meio de ações de reflorestamento no empreendimento e seu entorno, além de recuperação de áreas degradadas.


Deixe seu comentário