Hidrelétrica Teles Pires: Energia Eficiente

Equipe de Operação da UHE Teles Pires recebe Certificação Técnica

10/03/2017. Publicado em Imprensa, Notícias, Novidades.

A Usina Hidrelétrica Teles Pires acaba de certificar 15 colaboradores que atuam no setor de Operação da usina. Os profissionais foram aprovados no Curso de Certificação Técnica para Operadores ministrado pela CiberCentro, empresa especializada neste tipo de certificação.

A atividade iniciou em outubro com definição do conteúdo programático que abordou os procedimentos de rede do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), manual de operação dos equipamentos da UHE Teles Pires, manobras de bloqueio dos equipamentos para intervenção dos equipamentos e manual de operação do vertedouro. Entre os meses de novembro e fevereiro os colaboradores estudaram e realizaram provas simuladas e de certificação.

De acordo com o gerente de Operação e Manutenção da UHE Teles Pires, Müller Cáffaro Gonçalves, o treinamento é de extrema importância tanto para o empreendimento quanto para os colaboradores. “Certifica que toda a equipe responsável pela operação do empreendimento possui plenos conhecimentos dos procedimentos de rede do ONS, bem como dos principais procedimentos internos necessários para a operação e manutenção da Usina”, pontuou.

O técnico de operação júnior, Rogemberg Almeida Salvador, atua desde 2014 no empreendimento. Formado em eletrotécnica, foi um dos participantes do curso. “O treinamento é importante para o desenvolvimento e aperfeiçoamento profissional nas operações que envolvem o Sistema Interligado Nacional (SIN) e os subsistemas de distribuição de energia. Aprendi a ter como meta o crescimento profissional e o real cumprimento dos objetivos, respeitando a todos, primando pela aplicação dos conceitos de segurança requeridos pela empresa, no zelo pela integridade física da equipe e dos equipamentos”, destacou o profissional.

A Usina Hidrelétrica Teles Pires, localizada na fronteira dos municípios de Jacareacanga (PA) e Paranaíta (MT), está entre os maiores empreendimentos hidrelétricos do Brasil, com potência instalada de 1.820 megawatts, energia suficiente para abastecer uma população de cinco milhões de habitantes. Dentro da área de atuação são desenvolvidos 45 programas socioambientais integralmente alinhados aos princípios da sustentabilidade que buscam a preservação ambiental da fauna, flora, água e solo local, além  da promoção de atividades culturais, econômicas e sociais na região. O empreendimento foi implantado e é operado pela Companhia Hidrelétrica Teles Pires (CHTP), formada atualmente pelas empresas Neoenergia, Eletrobrás Furnas e Eletrosul.


Deixe seu comentário