Hidrelétrica Teles Pires: Energia Eficiente

Semana do Meio Ambiente: CHTP estende ações ambientais para todo mês de junho

29/06/2017. Publicado em Imprensa, Notícias, Novidades.

A Companhia Hidrelétrica Teles Pires (CHTP) desenvolveu durante o mês de junho diversas atividades alusivas à Semana do Meio Ambiente e que envolveram desde os colaboradores do empreendimento aos estudantes e comunidade em geral dos municípios de Paranaíta e Alta Floresta. Distribuição e plantio de mudas, palestras e orientações técnicas foram as principais ações registradas.

Durante a Caravana da Transformação, promovida pelo governo do estado do Mato Grosso em Alta Floresta, foram distribuídas cerca de 1500 mudas de espécies nativas da região numa parceria da UHE Teles Pires com a empresa Elo Ambiental e Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema/MT). “Recebemos as mudas que são produzidas no Viveiro (Eco Vida) através de um programa da usina e estamos distribuindo aos participantes interessados e produtores que vão utilizar no processo de recuperação de áreas degradadas”, disse o diretor da unidade da Sema em Alta Floresta, Vinícius Rezek.

Além da distribuição de mudas, o Viveiro Eco Vida, localizado na comunidade Entre Rios, no assentamento São Pedro em Paranaíta, recebeu no mês de junho a visita de 344 pessoas entre alunos e professores de ensino médio e superior que foram conhecer as atividades ambientais da unidade. A empresa Elo Ambiental, que coordena o viveiro mantido pela CHTP, promoveu palestras e deu auxílio técnico para aproximadamente 150 alunos de escolas públicas de Paranaíta sobre as espécies e de como realizar o plantio de mudas nos pátios de suas escolas.

A unidade produz mudas de aproximadamente 275 espécies a partir da coleta de sementes na região. Nos últimos meses, o Viveiro recebeu mais de mil visitantes entre comunidades locais, escolares, projetos sociais, universidades e outras instituições.

As ações alusivas à Semana do Meio Ambiente também envolveram os colaboradores da UHE Teles Pires com palestras sobre o tema e plantio de mudas de 39 espécies nativas em uma área próxima a Central de Gerenciamento de Resíduos (CGR) na usina. Entre as variedades escolhidas estão itaúba, ipê, jenipapo, embaúba, sucupira branca, murici e barbatimão. “As atividades promovidas pela CHTP nesse período buscaram conscientizar as pessoas sobre boas práticas ecológicas e ambientalmente corretas, o que vai ao encontro dos conceitos sustentáveis da UHE Teles Pires, construída em sistema fio d’água para reduzir os impactos e gerar energia limpa”, pontou o diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade da hidrelétrica, Marcos Duarte.


Deixe seu comentário