Hidrelétrica Teles Pires: Energia Eficiente

CHTP realiza campanha nas escolas sobre consumo consciente de água e energia elétrica

13/06/2018. Publicado em Imprensa, Notícias, Novidades.

A água potável que serve para o consumo humano é um recurso natural limitado e muitas regiões já sofrem com a falta desse líquido precioso em consequência do desperdício e das ações de degradação ao meio ambiente. Visando contribuir para sua preservação, a Companhia Hidrelétrica Teles Pires promoveu, entre os meses de março a maio, a campanha “Consumo consciente de água e energia elétrica”, nas escolas municipais Juscelino Kubitschek de Oliveira, em Paranaíta, e Professor Benjamin Padoa, em Alta Floresta.

A ação envolveu cerca de 1600 alunos do pré ao 9º ano. A Campanha iniciou com palestras para duas turmas do 9º ano na Escola Municipal Juscelino Kubitschek de Oliveira e para três turmas do 5º ano da Escola Municipal Professor Benjamin Padoa, envolvendo cerca de 150 alunos.

Os alunos foram desafiados a aplicar por cerca de 30 dias, na escola e, em seus lares, envolvendo toda a família, as dicas de economia e de combate ao desperdício de água e de energia abordadas pelas palestras da CHTP. Em uma segunda etapa da campanha, foram afixadas nas escolas placas e adesivos sobre o uso consciente de água e energia nos banheiros, bebedouros, refeitórios, salas de aula, informática e secretarias, abrangendo toda a comunidade escolar.

De acordo com a coordenadora pedagógica da Escola Professor Benjamin Padoa, Cássia da Silva Dall’Igna, o trabalho de educação ambiental precisa ser constante para que o discurso torne-se uma prática. “Além dos trabalhos em sala que executamos, precisamos trabalhar os hábitos diariamente e isso acontece quando instituímos regras para o uso do bebedouro, torneiras e banheiros. É muito positivo ver um aluno desligando a luz ao sair da sala, verificando se o ventilador ou ar condicionado estão desligados. É um trabalho de formiguinha, feito aos poucos e cotidianamente”, pontou. A escola já carrega a bandeira de educação ambiental em suas atividades, a exemplo do Projeto Agrofloresta, que também terá parceria da CHTP e do programa de reaproveitamento de água para regar o jardim e limpar as calçadas.

A campanha encerrou com distribuição de garrafinhas (squeeze) para água e um bate papo com os alunos sobre as dificuldades em mudar os hábitos, como tomar banhos mais rápidos, consertar vazamentos, desligar as lâmpadas e aparelhos eletrônicos quando não estiverem em uso e também sobre as boas práticas já aplicadas por eles. A aluna Rafaela Soares de Oliveira, da Escola Juscelino Kubitschek, participou do desafio. “Eu tento evitar o desperdício em casa, cuidar do meio ambiente. O mundo depende da gente, ele não vai mudar sozinho. E fazer a diferença, começa por nós”, destacou a estudante.


Deixe seu comentário