-
Imprensa
CHTP apoia o 1º livro de receitas de festival gastronômico do MT
O Estado do Mato Grosso ganha seu primeiro livro de receitas culinárias extraído do Festival Gastronômico Sabores da Floresta, realizado por empresários da gastronomia e hotelaria de Alta Floresta e Paranaíta.
Publicado em 24.05.2016 às 21h07
Fonte: UHE Teles Pires / Assessoria de Comunicação
Com o apoio da Companhia Hidrelétrica Teles Pires (CHTP) e parceria do Sebrae-MT, 17 empresários e chefs responsáveis pelo Festival tiraram a mão da massa e puseram no papel as suas deliciosas receitas que compõem a coletânea de pratos quentes e frios desse saboroso receituário.
O livro de receitas Sabores da Floresta – Amazônia Mato-grossense foi lançado no último domingo (22/05/16), no estacionamento do Supermercado Del Moro, em Alta Floresta, numa estruturada praça de alimentação, montada com barracas ornadas pelas cores do segundo festival e, representando cada uma, as cozinhas dos restaurantes e hotéis que integram esse projeto.
Um dos parceiros dessa festa, o empresário Clecino Del Moro, atesta que esse é um evento que representa muito para Alta Floresta e Paranaíta e destacou que as parcerias foram importantes para o sucesso do Festival. “Graças ao apoio das hidrelétricas e do Sebrae, os grupos de empresários tomaram a iniciativa e fizeram esse evento que é um sucesso reconhecido em vários lugares por onde a gente anda.” Para a gerente de marketing do Sebrae, Marta Torezan esse foi um projeto extremamente exitoso e que culminou com um produto até então inédito no Mato Grosso, em se tratando de festival gastronômico. “O livro de receitas é o primeiro do Estado produzido por um grupo de empresários (cozinheiros e cozinheiras) que além de criar suas receitas, resolvem escrevê-las e compartilhar seus saberes.”
Uma ideia original que os organizadores do Sabores da Floresta promoveram foi o passaporte gastronômico para registrar cada prato que a pessoa degustou ao longo do evento. E quem conseguisse saborear pelo menos oito pratos, dos dezessete restaurantes participantes, ganhava um livro de presente. Muita gente acabou conseguindo carimbar seus passaportes durante o lançamento do livro e saíram, além de satisfeitos, com um prêmio recheado de receitas.
Para o Diretor de Meio Ambiente da Hidrelétrica Teles Pires, Marcos Duarte, o festival assim como o livro ficará marcado na história de Mato Grosso, não só pelo seu ineditismo, mas também por ter sido gestado ao longo das atividades de um programa ambiental de apoio ao turismo desenvolvido por uma hidrelétrica. “Para a CHTP, além do compromisso socioambiental, foi muito gratificante apoiar o primeiro e o segundo Festival Gastronômico Sabores da Floresta e em especial contribuir para a produção deste livro de receitas que acaba se tornando um legado cultural para a região e para o Estado”.
E quem não conseguiu carimbar o passaporte para solicitar o livro de receitas Sabores da Floresta, pode comprá-lo num dos 17 estabelecimentos credenciados. Confira: Alta Floresta – Açaí Mineiro, Bar e Restaurante Tiriba, Confeitaria Doces e Sabores, Floresta Amazônica Hotel, Hotel Mandino, Leana Marmitaria, Maní Cozinha Natural, Mercearia e Confeitaria Modelo, Panificadora Pão e Arte, Pizzaria Divina Pizza, Pizzaria Tia e Nona, Restaurante Barellas, Restaurante e Pizzaria Paolla e Restaurante Del Moro; Paranaíta – Associação das Mulheres Porto de Areia, Restaurante e Pizzaria Charolês e Restaurante Laços e Abraços.