-
Imprensa
CHTP apresenta atividades de 2014 durante Seminário Anual
A Companhia Hidrelétrica Teles Pires (CHTP), realizou no dia 15 de maio, em Alta Floresta, o 3º Seminário Anual de Divulgação dos Resultados. Durante o evento, foram apresentadas as ações desenvolvidas pelo empreendimento no ano de 2014 nos municípios de Alta Floresta e Paranaíta, além da evolução da obra de construção da hidrelétrica, uma das maiores do país e a maior do estado do Mato Grosso.
Publicado em 25.05.2015 às 17h05
Fonte: UHE Teles Pires / Assessoria de Comunicação
O empreendimento, que terá capacidade para produzir 1.820 MW de energia, executa 44 programas ambientais que envolvem os meios físico, biótico e socioambiental. Entre as ações, estão estudos e investimentos compensatórios em áreas como segurança, saúde, educação e infraestrutura, além de estudos sobre o ar, solo e água e o resgate e catalogação de plantas e animais da região de abrangência da obra.
De acordo com o gerente Socioambiental da CHTP, Alysson Miranda, o empreendimento que nos últimos anos empregou mais de cinco mil trabalhadores e fomentou a economia local, atingiu a marca de 98% de conclusão das obras e deve estar com as cinco unidades geradoras de energia prontas para operar a partir de setembro desse ano. "Hoje temos três unidades aptas a gerar energia elétrica e podemos dizer que a UHE Teles Pires é um exemplo no cumprimento do cronograma, o que demostra o comprometimento de todas as equipes em atender o que foi proposto no planejamento da obra, tanto que já recebemos dois prêmios nacionais como melhor projeto ambiental. E hoje estamos aqui para prestar contas à população e mostrar tudo que fizemos nas áreas ambiental, social e física", relatou Miranda.
Entre as informações apresentadas no Seminário, se destacam os estudos que apontam o resgate, identificação e catalogação de 293.121 mil orquídeas e bromélias de 272 espécies/morfoespécies, 365 espécies de peixes, 99 espécies de anfíbios e 88 espécies de répteis, registro de 547 espécies de aves, 53 espécies de mamíferos terrestres, além da produção de 573.808 mil mudas de 271 espécies florestais nativas utilizadas em projetos de reflorestamento.
Para o participante Rubens Rondon, a apresentação dos resultados é importante para manter a população informada sobre as ações do empreendimento no município. "Tem vários dados que mostram o retrato do município, como a pesquisa sobre o número de habitantes. É importante conhecer os programas e as evoluções que tem acontecido no município diante desse empreendimento, que está em nossa região, trouxe muitos empregos e vai ficar por muito tempo ainda como uma referência no país. Então a gente precisa se informar e acompanhar os acontecimentos", disse Rondon.
Seminário em Paranaíta
Em Paranaíta, o seminário que aconteceria no dia 14 de maio foi adiado por conta de um apagão elétrico que deixou todo o estado do Mato Grosso no escuro. A nova data ainda será marcada e divulgada nos meios de comunicação locais e regionais.