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CHTP apresenta balanço das atividades em três municípios
A Companhia Hidrelétrica Teles Pires (CHTP) realizou no mês de junho o 4º Seminário Anual de Divulgação dos Resultados/2015, nos municípios de Paranaíta (13) e Alta Floresta (14) no estado de Mato Grosso e Jacareacanga (21) no Pará.
Publicado em 23.06.2016 às 20h57
Fonte: UHE Teles Pires / Assessoria de Comunicação
O evento teve o propósito de manter a população informada sobre os programas ambientais realizados ano passado, bem como apresentar um panorama atual da fase de operação da Hidrelétrica que vem trabalhando com duas de suas cinco turbinas, gerando em média 400 MW de energia/hora. Isso porque ainda aguarda a liberação da linha de transmissão definitiva.
"O seminário é um balanço de tudo o que fizemos nos meios físico, biótico e socioeconômico. É uma das oportunidades para a sociedade acompanhar o nosso trabalho, o que estamos fazendo nos municípios e de poder tirar dúvidas. Um exemplo foram os repasses para o setor de turismo de Paranaíta, em 2015, que resultaram na aquisição de escavadeiras, melhorias na ilha do Fest Praia e recursos para construção de um lago e concha acústica. Também destinamos apoio para saúde em Alta Floresta, Paranaíta e Jacareacanga", ressaltou o coordenador geral da CHTP, Bruno Rosa.
Além do status da operação e geração de energia, os participantes acompanharam o balanço das atividades que a CHTP executou nos 44 programas ambientais ao longo do último ano. Atividades como a produção 551.09 mil mudas, de 273 espécies florestais nativas que estão sendo utilizadas no reflorestamento de áreas do entorno da Usina; monitoramento de 50.322 indivíduos de 550 espécies de aves e 757 registros de 11 espécies de primatas; e o estudo de mais de 10 mil exemplares de 186 espécies de peixes da região.
Também foram abordadas ações do Programa de Controle e Prevenção de Doenças com ênfase em malária, leishmaniose e dengue. Em apoio aos trabalhos realizados pela Vigilância Ambiental, a CHTP repassou aos municípios em 2015 diversos equipamentos e insumos para melhorar a estrutura de atendimento como computadores, impressoras, armários, luvas, materiais de escritório, carreta para transporte de barco, entre outros.