-
Imprensa
CHTP entrega ampliação do Herbário a Unemat
A Companhia Hidrelétrica Teles Pires (CHTP) realizou, no dia 16 de dezembro, a cerimônia de entrega da obra de ampliação do Herbário da Amazônia Meridional (Herbam), à Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), localizado no campus de Alta Floresta.
Publicado em 19.12.2014 às 14h18
Fonte: UHE Teles Pires / Assessoria de Comunicação
A construção foi viabilizada por meio do Programa de Salvamento de Germoplasma Vegetal e Implantação do Viveiro de Mudas da Hidrelétrica e contou com a parceria da prefeitura municipal que cedeu o terreno para o novo prédio.
"Essa obra não fazia parte do programa, mas a CHTP acrescentou ao projeto por reconhecer a importância do trabalho realizado pelo Herbam e, por verificar que é uma região com uma imensa diversidade de espécies da flora que ainda são pouco conhecidas e que devem ser alvo de pesquisas para garantir a preservação e o uso sustentável", frisou o diretor de Meio Ambiente da Hidrelétrica Teles Pires, Marcos Duarte. Para o prefeito do município, Asiel bezerra, o trabalho realizado pela CHTP e a Unemat significa um grande avanço científico e contribui com o desenvolvimento da região.
Com 292,57 m², o imóvel possui recepção de material, curadoria, dois banheiros, biblioteca, despensa, salas de banco de dados, coleção e morfologia. Segundo a curadora do Herbam, Célia Regina Araújo Soares Lopes, com a ampliação do Herbário será possível expandir as pesquisas sobre a flora existente na região. "Já não tínhamos mais espaço para colocar as plantas e nossos bolsistas, pesquisadores e visitantes precisavam vir em horários diferenciados porque não tinha lugar para todo mundo", disse a profissional.
Conforme a curadora, o novo espaço já trouxe avanços para o Herbário que está em processo de assinatura de um convênio com o Sistema Florestal Brasileiro para participar do inventário da flora nacional e também ficará apto para solicitar credenciamento para ser fiel depositário de todo material coletado no norte de Mato Grosso, inclusive com reconhecimento internacional para enviar coleções a instituições de outros países.
Os profissionais e bolsistas que atuam no Herbário reúnem coleções científicas por meio de coleta de plantas e sementes que são prensadas, secas e armazenadas para estudos que vão identificar, por exemplo, se elas têm a função de alimento ou remédio. Atualmente, o Herbam possui mais de 11 mil amostras de cerca de três mil espécies de plantas catalogadas. Durante as atividades realizadas em parceria com a CHTP de resgate de plantas na região da usina, as equipes coletavam, identificavam e transportavam bromélias e orquídeas para outros locais de conservação. Nesse processo, foi descoberta uma nova espécie de orquídea que vai receber o nome de Catasetum telespirense em homenagem ao empreendimento.
Também estiveram presentes na solenidade de entrega da obra, o diretor do campus da Unemat de Alta Floresta Rubens Rodom, a diretora administrativa do Campus Clades Zimermman, o secretário municipal de Agricultura Edem Silva, a gerente de Meio Ambiente da CHTP Maíra Fonseca, acadêmicos, entre outros convidados.