-
Imprensa
CHTP promove curso de doces e conservas artesanais em Paranaíta
A fabricação de produtos caseiros que lembram os quitutes e doces feitos pelas nossas mães e avós, sem adição de conservantes e outros produtos nocivos à saúde tem conquistado cada vez mais espaço na mesa dos brasileiros.
Publicado em 19.11.2015 às 12h50
Fonte: UHE Teles Pires / Assessoria de Comunicação
Com pensamento nesse mercado, a Companhia Hidrelétrica Teles Pires (CHTP) apoiou a realização do curso de Produção de Conservas Vegetais, Compotas, Frutas Cristalizadas e Licores na comunidade Nova União no assentamento São Pedro, em Paranaíta.
A capacitação aconteceu na semana de 09 a 13 de novembro, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MT) e Sindicato Rural de Paranaíta. A instrutora do curso, Sandra Alves, trabalhou técnicas de conserva de legumes, processamento de tomate, pasta de alho, compota de frutas, geleias, doces cristalizados, licores entre outras iguarias dentro de uma proposta de habilitar os alunos a elaborarem produtos de alta qualidade não só nutritiva como também comercial.
"A busca por alimentos mais saudáveis e com gostinho de infância tem aumentado nos últimos anos e, esse curso vem formar profissionais para suprir essa demanda que pode se tornar uma nova fonte de renda para muitas famílias aqui do São Pedro", destaca a coordenadora de Socioeconomia da CHTP, Marcileny Miranda
Moradora do assentamento desde o ano de 2001, Jennifer Batista relata que participou do curso em busca de novas oportunidades. "Minha mãe já trabalha com derivados do leite e eu quero tentar alguma coisa nova para trazer isso para o nosso dia a dia como uma renda extra ou para o próprio consumo da família", disse a aluna.
A mobilizadora do Senar, Maria Antônia da Silva, destaca que o curso preza pela elaboração de produtos de qualidade que podem ser comercializados em feiras e até em outros locais, desde que exista interesse e parceria. "Elas podem se unir e vender esses produtos na cidade, nas feiras, existe mercado para isso", finalizou.
Essa capacitação faz parte do Programa de Educação Ambiental executado pela CHTP e contou com a participação de 13 alunas, numa jornada semanal de 40 horas.