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Comerciantes participam de curso com técnicas de atendimento ao cliente
Publicado em 11.10.2012 às 14h47
Fonte: UHE Teles Pires / Assessoria de Comunicação
Comerciantes de Paranaíta participaram, no período de 8 a 11 de outubro, de curso de atendimento ao cliente, com a apresentação de novas técnicas de atendimento e dicas de como fidelizar um cliente. Esta ação faz parte do Programa de Apoio à Reinserção e Fomento das Atividades Econômicas Locais (P.37), do Projeto Básico Ambiental da UHE Teles Pires. As ações foram realizadas na sede da Companhia Hidrelétrica Teles Pires (CHTP) em Paranaíta. O Serviço de Apoio a Micro e Pequena Empresa de Mato Grosso (Sebrae/MT) foi contratado para desenvolver esta atividade.Proprietário de um restaurante em Paranaíta há nove anos, Elizeu Oliveira Barbosa disse que o curso possibilita uma reciclagem. "Não podemos nos acomodar. É preciso buscar o novo", afirmou. Segundo ele, para a cidade ser forte economicamente, os empresários da cidade precisam inovar para ter um comércio forte e competitivo. "É possível construir uma cidade melhor. Isso só depende de nós", ressaltou.Para Marta Cerqueira do Nascimento, que abriu há poucos meses uma loja para venda de confecções, participar de curso de aprimoramento é fundamental para entender o cliente. "Aprendemos técnicas para atender o cliente. Quero atrair mais clientes e conquistar mercado”. A comerciante reside há sete anos em Paranaíta.Embora tenha sido realizado recentemente um curso de atendimento ao cliente em Paranaíta, o consultor do Sebrae/MT, Rafael Becker explica que este foi aberto ao comércio em geral. O anterior, segundo ele, teve como público alvo bares e restaurantes. Além das aulas teóricas, foram realizadas consultorias práticas em cada comércio participante. Segundo os participantes, rapidez no atendimento, abordagem, são alguns dos erros apontados e que são cometidos pelo comércio durante o curso.