-
Imprensa
Companhia Hidrelétrica Teles Pires apoia Mutirão de Limpeza do Rio Teles Pires
Nesta 11ª edição, em 28 dias de coleta, foram retiradas 20 toneladas de resíduos descartadas nas margens e ilhas do Rio Teles Pires.
Publicado em 03.02.2022 às 11h50
Fonte: UHE Teles Pires / Assessoria de Comunicação
A Companhia Hidrelétrica Teles Pires (CHTP), demonstrando seu compromisso com a preservação ambiental da região Amazônia, especialmente dos recursos hídricos, mais uma vez, apoiou a realização do 11º Mutirão de Limpeza do Rio Teles Pires, como aconteceu nas edições anteriores.
A 11ª edição do Mutirão de Limpeza do Rio Teles Pires foi encerrada no dia 16 de janeiro. Segundo os organizadores da ação, foram retiradas 20 toneladas de resíduos das margens e do leito do Rio. Este ano foram 28 dias de coleta de resíduos em uma área de mais de 200 quilômetros, compreendida entre os municípios de Alta Floresta, Carlinda, Nova Canaã do Norte e Paranaíta, divididos em 5 etapas.
E como aconteceu nas edições anteriores, a Companhia Hidrelétrica Teles Pires, participou na realização do evento, que tem a finalidade de manter o rio Teles Pires limpo com a retirada do lixo que é jogado em suas margens e em seu leito. Nesta edição, foram usados 9 barcos e uma balsa para o recolhimento dos resíduos, num total de mais de 220 km navegados entre margens e ilhas no Rio Teles Pires.
Na 1ª etapa, os voluntários saíram do Porto de Areia, subindo o rio até a balsa da 4º leste. Na 2ª etapa saíram do Porto de Areia, descendo o rio e indo até o Porto da Quarta Oeste. A 3ª etapa foi do porto, na Quarta Oeste, até a balsa do Cajueiro e reservatório da Usina Hidrelétrica Teles Pires. A 4ª etapa desceu da balsa da INDECO até à balsa da Quarta Leste e acrescendo um trecho até a ponte na MT- 208, no município de Carlinda. Finalizando a 5ª e última etapa, foi o dia “D” de recolhimento do lixo, no domingo 16 de janeiro de 2022. Foram recolhidos 6 caminhões de resíduos, somando um total de 20 toneladas, que foram encaminhadas pela prefeitura para o destino por ela definido.
O evento foi idealizado por João Lopes de Araújo, conhecido como Bisteca, que é morador ribeirinho na região do Porto de Areia há 34 anos. Foi crescendo e recebendo apoiadores no meio político, empresas, própria população e se tornou um evento oficial no calendário do município de Alta Floresta, conforme a lei municipal de Nº 2.533/2019. Seu objetivo é garantir a preservação do maior e mais importante rio da região.
Na avaliação da Companhia Hidrelétrica Teles Pires, o resultado desta edição do mutirão foi muito positivo e importante para a melhoria dos recursos hídricos e contribuindo com a sustentabilidade do Rio Teles Pires. “Foram retirados 6 caminhões em 2021, o resultado é considerado bastante positivo, comparado com o ano de 2020, quando foi recolhido 13 caminhões de lixo. Esperamos que a população se conscientize com todas as ações realizadas e que os recursos hídricos é um bem de todos, onde temos o compromisso de cuidar e preservar”, avaliam.