-
Imprensa
Companhia Hidrelétrica Teles Pires entrega revitalização do Herbário à UNEMAT
No final de novembro de 2020, a Companhia Hidrelétrica Teles Pires (CHTP) realizou a entrega da reforma e melhorias no Herbário da Amazônia Meridional (Herbam) à Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).
Publicado em 15.01.2021 às 17h24
Fonte: UHE Teles Pires / Assessoria de Comunicação
Os trabalhos de revitalização do Herbário foram iniciados no dia 29/09/2020 e entregues no dia 27/11/2020. Estiveram presentes ao evento, Ederson Luiz da Silva, Analista de Obras e Arthur Teixeira Loiola, Gestor de Meio Ambiente, ambos da Companhia Hidrelétrica Teles Pires, e, pela UNEMAT, a Professora Dra. Célia Regina Araújo Soares Lopes e a Diretora Administrativa, Clades Zimmermann.
Entre as melhorias realizadas destaca-se a remoção e substituição da estrutura de madeira da cobertura; remoção do forro; remoção das instalações elétricas; instalação de estrutura metálica devidamente pintada; instalação de telhas de fibrocimento 6mm; instalação das calhas e cumeeira; instalação de tubulações na lateral direita e saídas diretas da tubulação para escoamento das águas pluviais; remoção das janelas dos ambientes: recepção, diretoria, registro e biblioteca; instalação de contravergas e reinstalação das janelas; reinstalações elétricas; reinstalação do forro; instalação de proteção na porta de entrada lateral; lavagem da estrutura; pintura interna e externa. Para garantir a segurança do ambiente disponibilizado, foram realizados testes nas instalações elétricas para assegurar que a obra está sendo entregue totalmente funcional e com os devidos reparos realizados.
Foto: Ederson Luiz e Arthur Teixeira representantes da CHTP e Clades Zimmermann e
Célia Araújo representantes da UNEMATA Diretora Administrativa da Universidade, Professora Célia Regina, observa que o atual prédio de 290m² que abriga a coleção e as salas de desenvolvimento de atividades técnicas e administrativas do herbário, foi construído pela CHTP em terreno doado pela Prefeitura Municipal de Alta Floresta, exclusivamente para esse fim, e está situado no Campus da UNEMAT, no Centro de Pesquisa em Biodiversidade da Amazônia, na MT 208, km 146.
A docente reitera que, recentemente, o prédio passou por revitalização, incluindo troca de telhado e nova pintura. “Essa reforma foi a segunda também realizada pela CHTP, sendo de grande importância para o herbário, pois durante algum tempo tivemos problemas estruturais na obra e que foram todos solucionados nessa reforma, de forma que a coleção seja conservada adequadamente e não haja perda das amostras no período da chuva, como houve em 2017. A UNEMAT por meio do HERBAM, agradece a CHTP por entender a importância de uma coleção biológica e da necessidade de conservação adequada, visto que não só doou a obra, mas também realizou as obras necessárias para um pleno funcionamento do espaço, não esquecendo da prefeitura com a doação do terreno”, declara Célia.
O Herbário é um espaço que abriga uma coleção de plantas desidratadas e costuradas em cartolina, com uma etiqueta contendo informações da família botânica à qual pertence, nome da espécie, quem a coletou e onde. Também pode ter coleção líquida, coleção de sementes e frutos. O Herbário da Amazônia Meridional, HERBAM, da Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus de Alta Floresta foi fundado em 2007, pela atual curadora, profa. Dra. Célia Regina Araújo Soares Lopes. Atualmente, possui 26 mil exsicatas em seu acervo. Entre elas, amostras de 19 novas espécies, descritas nos últimos dez anos. Entre as amostras do acervo estão material testemunho de todas as usinas hidrelétricas construídas no rio Teles Pires e Apiacás, sendo a maior parte da Usina Hidrelétrica Teles Pires, da CHTP, o qual inclui duas novas espécies de orquídea.
É um espaço de ensino, pesquisa e extensão, que oferece capacitação e aulas na área de botânica para os alunos de graduação, mestrado e doutorado, e oferta de estágios para a comunidade acadêmica da UNEMAT e instituições externas. Recebe alunos das escolas da região e a comunidade de forma monitorada por agendamento.
Tem papel de grande importância, pois mantém resguardado todo o material que existe na região das usinas do leste ao oeste do estado de Mato Grosso. Com reconhecimento internacional, vem ampliando o conhecimento da flora de Mato Grosso com sua participação em diversos Projetos.
O herbário fica localizado no campus de Alta Floresta, na rodovia MT 208, Km 146, S/N bairro Jardim Tropical, Campus I, HERBAM (Herbário da Amazônia Meridional), no município de Alta Floresta/MT.
TAGS: companhia hidrelétrica teles pires, CHTP, herbam, herbário da amazonia meridional, alta floresta, herbário unemat alta floresta, reforma herbário, reforma herbam, herbário campus unemat.