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Imprensa
Curso de atendimento para garçons foi realizado com o apoio da Hidrelétrica Teles Pires em Paranaíta
Publicado em 01.04.2013 às 15h12
Fonte: UHE Teles Pires / Assessoria de Comunicação
Foi desenvolvido pela Companhia Hidrelétrica Teles Pires (CHTP) mais uma ação do Programa de Apoio à Revitalização e Incremento da Atividade de Turismo (P.38) do Projeto Básico Ambiental (PBA) da UHE Teles Pires. O curso de atendimento para garçons teve como foco capacitar os micro e pequenos empresários e seus funcionários da linha de frente para que possam desenvolver a capacidade de atender bem os visitantes de outras cidades e clientes locais na perspectiva de melhorar os negócios. Atendimento, hospitalidade, inteligência emocional e ética, protocolo e etiqueta e organização no trabalho, foram alguns dos pontos abordados no curso. Ao todo 15 pessoas de cinco empresas de Paranaíta participaram. O curso foi realizado no auditório da Companhia Hidrelétrica Teles Pires.De acordo com Paulo Taborda de Oliveira, que há um ano e três meses trabalha no ramo, ao participar do curso, ele pôde observar erros que cometia no dia a dia. "Evitar conversas paralelas durante o expediente era um erro que cometia, vou evitar isso", reconhece. Segundo Oliveira, durante o curso foram repassadas dicas importantes, que para alguns passam despercebidos. "É preciso se posicionar em pontos estratégicos”. Com esse curso, o garçom reforça a importância de se oferecer um melhor atendimento. "É preciso melhorar. Vejo que o atendimento pode ser um diferencial”.Também participante do curso, Letícia Gonçalves da Cruz, acredita que este é o momento de se preparar. Embora no momento não esteja atuando na área, ela buscou se capacitar para atuar como garçonete. "Quero me preparar para as oportunidades que possam aparecer", diz. Segundo ela, o curso foi muito válido para aqueles que buscam se reciclar. "A construção da usina está trazendo empresas e criando oportunidades de trabalho. Esse é o momento", acredita.O Sebrae/MT foi a empresa contratada pela Companhia Hidrelétrica Teles Pires para executar as ações do Programa de Apoio à Revitalização e Incremento da Atividade de Turismo (P.38). A consultora Giovana Pozzer faz um balanço positivo das ações desenvolvidas. "As mudanças aos poucos estão sendo implantadas”. Segundo a instrutora, ainda existe um pouco de resistência, mas ao ver os resultados aparecendo, os empresários estão mudando sua visão, e estão buscando a qualificação. "Os cursos tem levado os direcionamentos atuais de mercado e dado ferramentas aos que antes estavam parados e fadados a terem problemas sérios em seus negócios num futuro próximo”. Vale lembrar que todas as ações que estão sendo desenvolvidas através do Programa de Apoio à Reinserção e Fomento das Atividades Econômicas Locais (P.37) e Programa de Apoio à Revitalização e Incremento da Atividade de Turismo (P.38) buscam justamente ofertar aos empresários de Paranaíta e Alta Floresta, oportunidades de reciclagem, para estar atendendo da melhor forma possível os visitantes e turistas.Através dos cursos e consultorias, os proprietários estão tendo uma percepção do que é preciso adequar em seus estabelecimentos. A cada consultoria realizada, é gerado um relatório, que serve como uma espécie de guia, com orientações de ações que podem ser implantadas pelos empresários a curto, médio de longo prazo.