-
Imprensa
Festival gastronômico conta a história do rio Teles Pires
Até o dia 30 de novembro a população local e os turistas da região de Alta Floresta e Paranaíta poderão saborear os deliciosos pratos especialmente elaborados para a 2ª edição do Festival Gastronômico Sabores da Floresta.
Publicado em 24.11.2015 às 20h18
Fonte: UHE Teles Pires / Assessoria de Comunicação
São 17 iguarias, entre doces e salgadas que levam ingredientes típicos da Amazônia Mato-grossense convidando o público a uma viagem de sabores exóticos, porém com uma pitada de requinte da alta gastronomia brasileira.
Idealizado pelos empresários que formam o Grupo Gastronômico da Amazônia Mato-Grossense, o Festival conta com 14 estabelecimentos do setor de hotelaria e gastronomia de Alta Floresta e 03 de Paranaíta. O evento tem o apoio e parceria da Companhia Hidrelétrica Teles Pires (CHTP), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/MT), entre outros órgãos e empresas.
A coordenadora do Grupo, Josieny Amorim, destaca que essa edição vem com um toque especial que agrega gastronomia e cultura na temática "Capitão Telles Pires – Uma expedição de sabores". "Para elaborar os pratos buscamos a história do rio Teles Pires e os ingredientes utilizados na época da expedição (1890), que resultou em uma explosão de sabores com base nos peixes, castanha do Brasil, araçá-boi, açaí, mandioca, cupuaçu entre outras especiarias de nossa região, como forma de valorização da cultura e da gastronomia local", pontua a coordenadora.
Para resgatar a história do rio Teles Pires, a CHTP promoveu uma extensa pesquisa sobre o tema. "Esse Festival é extremamente importante para valorização da culinária local, fomento do turismo, da geração de empregos e merece todo o nosso apoio. Em 2014 auxiliamos com a promoção de capacitações, missão técnica, consultorias, e para esta edição conseguimos resgatar a história do rio através de pesquisas realizadas pelo engenheiro florestal Ayslaner Gallo, que foi até o Rio de Janeiro atrás de documentos, mapas e depoimentos, além de uma incursão ao Salto Magessi (MT), em busca de evidências concretas da expedição e morte do Capitão Antonio Lourenço Telles Pires, para fundamentar o tema do Festival", esclarece o diretor de Meio Ambiente da CHTP, Marcos Duarte.
A Secretária de Cultura de Paranaíta avaliou a escolha do tema como positiva. "Eu moro há 30 anos aqui e não conhecia a história real do rio Teles Pires e o Festival buscou nossas raízes para fortalecer nossa cultura para o futuro", relatou Rosângela Reis.
O Lançamento oficial do Festival aconteceu no dia 08/11 em Alta Floresta e dia 11/11 em Paranaíta, no estacionamento do Supermercado Del Moro. Para a elaboração dos 17 pratos do Festival, os empresários tiveram a consultoria do renomado chef Fernando Mack, radicado em Cuiabá, e atuaram para alavancar e inserir a gastronomia da Amazônia Matogrossense no cenário nacional. "Eu não achei nenhuma incoerência no uso dos ingredientes porque eles foram atrás, pesquisaram e os pratos ficaram incríveis", destacou o chef.
Serviço:
Acesse a programação e a lista dos restaurantes e pratos do Festival "Sabores da Floresta" no site: saboresdafloresta.com.br