-
Imprensa
Grupo Gestor de Turismo apresenta avanços do segmento em Alta Floresta
O Grupo Gestor de Turismo de Alta Floresta encerrou as atividades de 2014 com apresentação das ações desenvolvidas durante o ano com a proposta de estruturar e fortalecer o segmento turístico na região.
Publicado em 12.12.2014 às 14h25
Fonte: UHE Teles Pires / Assessoria de Comunicação
O evento foi realizado no dia 03 de dezembro no Museu de História Natural e contou com a participação de autoridades políticas, comunidade local, entidades, representantes de hospedagem e alimentação, entre outros setores.
O Grupo Gestor atua por meio de articulações entre o Poder Público e a sociedade para que Alta Floresta seja reconhecida como um destino turístico da Amazônia mato-grossense. Em 2014, os integrantes definiram 23 ações que serão realizadas nos próximos meses e selecionou cinco como prioritárias para dar seguimento. Os trabalhos foram iniciados em 2013 e têm o apoio da Companhia Hidrelétrica Teles Pires (CHTP), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/MT) e a consultoria do Instituto Marca Brasil (IMB). "Ano passado tivemos um grande avanço e, esse ano, novas ações foram concretizadas. O Grupo Gestor é formado por representantes de diversos setores e tem uma atuação ativa e comprometida para auxiliar no desenvolvimento desse segmento da economia local", disse a coordenadora de projetos sociais da CHTP, Marcileny Miranda.
De acordo com o coordenador do Grupo Gestor, Marcelo Bazílio, neste ano foi finalizada a elaboração do Plano de Inteligência de Mercado e a Pesquisa de Oferta e Demanda. A equipe também realizou o monitoramento das ações do setor público referentes aos terminais do aeroporto e rodoviária, além do desenvolvimento da campanha de sensibilização e denúncia ao crime de exploração infantil. "A CHTP, Sebrae e IMB realizaram um levantamento detalhado sobre a realidade do nosso mercado no segmento turístico. Vamos manter as atividades do Grupo, a articulação e a mobilização para que haja um desenvolvimento integrando com a comunidade, o poder público e o setor privado nas atividades turísticas do nosso município", destacou Bazílio.
Os integrantes também se envolveram na busca de projetos urbanísticos e paisagísticos para os parques ecológicos das quadras C/E, Zoo-botânico do município, e articulação com empresários do setor gastronômico e de hotelaria a fim de promover uma governança nesses segmentos. O setor mostrou resultados positivos e em novembro promoveu o 1º Festival Sabores da Floresta, onde 14 estabelecimentos de Paranaíta e Alta Floresta ofereceram no cardápio pratos especiais, preparados com produtos típicos da floresta.
O trabalho identificou na região o turismo de negócios e eventos, pesca esportiva, ecoturismo e cultural, com potencialidades para desenvolver o turismo de aventura e esportes. "Estamos falando de um programa que virou sinônimo de desenvolvimento. Trabalhamos em outras regiões e aqui a resposta veio muito rápida. Se a gente não constrói projetos, não investe recursos e competências humanas, vira só um sonho. Aqui o Poder Público, empresários, entidades, representantes de hotelaria, gastronomia e da cultura abraçaram essa causa e as coisas vão acontecendo", pontuou a gestora estadual do Sebrae/MT, Marta Torezam.
Para 2015 o grupo pretende trabalhar na elaboração de projeto e estudo de captação de recursos para sinalização, criação do calendário de participação em feiras e eventos turísticos e de um roteiro integrado com o município de Paranaíta que também integra o programa da UHE Teles Pires.