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Imprensa
Grupo Gestor de Turismo de Alta Floresta apresentou balanço dos primeiros meses de trabalho
Publicado em 13.12.2013 às 17h53
Fonte: UHE Teles Pires / Assessoria de Comunicação
Formado em junho deste ano, o Grupo Gestor de Turismo de Alta Floresta já definiu as metas e ações que devem ser realizadas em 2014. O objetivo é transformar a região em um polo turístico com projeções nacional e internacional. O trabalho integra o Programa de Apoio a Revitalização e Incremento da Atividade de Turismo da Companhia Hidrelétrica Teles Pires realizado em conjunto com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/MT) e Instituto Marca Brasil.Nos primeiros cinco meses de formação do Grupo Gestor, os integrantes participaram de seis Workshops de Capacitação, Feira do Empreendedor Mato Grosso 2013, em Cuiabá, e conheceram a logística da atividade turística no município de Foz do Iguaçu (PR). No final do mês de novembro, as ações do Grupo Gestor foram apresentadas a comunidade, empresários, autoridades políticas de Alta Floresta e ao Grupo Gestor de Paranaíta.O Diretor de Meio Ambiente da Usina Teles Pires, Marcos Duarte, explica que os meses iniciais serviram para estruturar o grupo que deve mobilizar o poder público, o setor privado e a comunidade em busca do fortalecimento do turismo como atividade econômica. "Percebi que cada membro do Grupo Gestor se dedicou muito na busca de inovações e soluções. Isso é muito importante para o fortalecimento da região", destacou Duarte.Por meio dos programas da Companhia Hidrelétrica Teles Pires, já foram produzidos o Inventário e o Diagnóstico Turístico dos municípios de Alta Floresta e Paranaíta. Estes documentos vão auxiliar no planejamento de ações e na busca de recursos.Segundo o prefeito de Alta Floresta, Asiel Bezerra, o município tem um forte potencial para vários segmentos que ainda não foram explorados. "Precisamos trabalhar juntos para transformar a região em um polo turístico reconhecido", disse o gestor público.Integrante do Grupo Gestor e representante do setor de restaurantes, Adriana Cavalhier, conta que no início do projeto via como turistas apenas as pessoas que vinham para o município pescar e que ainda não tinha percebido a importância do setor privado para o desenvolvimento dos diversos segmentos turísticos. "Achava inviável o fortalecimento do turismo em Alta Floresta. Aprendi nos seminários e workshops que o setor privado é muito importante nesse processo. Também consegui identificar o turismo de negócios e outros potenciais de Alta Floresta e, principalmente, a minha missão nesse projeto", contou.Ações para o ano de 2014O Grupo Gestor de Alta Floresta já definiu 23 ações iniciais que serão priorizadas, conforme relação abaixo:Área de atuação
Ações
Estrutura urbana nas áreas turísticas - Promover melhor acessibilidade nas vias públicas da cidade;- Desenvolver ações integradas com a CDL relacionadas à poluição visual e ambiental da cidade. Acesso aéreo - Monitorar os processos de captação e execução de recursos para a revitalização do Aeroporto Regional de Alta Floresta. - Negociar de forma integrada com a região, aumento da oferta de acentos.- Desenvolver ações inovadoras para distribuição de informações turísticas Acesso rodoviário -Monitorar os processos de captação e execução de recursos para a revitalização da rodoviária;- Melhorar a sinalização turística nas rodovias estaduais e regionais Sinalização turística -Elaborar o projeto de sinalização;-Captar recursos para execução;- Criar o calendário de participação em feiras e eventos turísticos para aumento da comercialização do destino; Centro Informações Turísticas -Desenvolver ações inovadoras para distribuição de informações turísticas.-Desenvolver ações promocionais do destino. Capacitar meios de hospedagem - Criar governança específica para empresas de meios de hospedagem Capacitação dos restaurantes -Criar governança específica para empresas de restaurantes Atrativos naturais -Desenvolver o projeto urbanístico e paisagístico do parque C/E-Estruturar ações no Parque Estadual do Cristalino Destino com plano de marketing -Realizar um plano de inteligência de mercado para o turismo municipal. Participação em feiras e eventos -Criar o calendário de participação em feiras e eventos turísticos para aumento da comercialização do destino. Promoção do destino -Desenvolver ações promocionais do destino Página do destino na internet -Criar estratégias para promoção e comercialização do destino on-line Grau de cooperação público privado -Estabelecer uma programação de campanhas de sensibilização com os comerciários, hoteleiros e empresas em geral. Projeto de cooperação regional -Aumentar a oferta de assentos aéreos no Aeroporto Regional de Alta Floresta Projetos regionais -Criar um roteiro regional integrado com Paranaíta. Promoção e apoio a comunidade regional -Criar calendário de participação em feiras e eventos para promoção e comercialização integrada com Paranaíta Pesquisa de demanda -Desenvolver pesquisa de demanda no destino Pesquisa de Oferta -Desenvolver pesquisa de oferta no destino Política de enfrentamento à exploração -Desenvolver ações de sensibilização e denúncia à exploração infanto-juvenil Promoção do destino -Desenvolver ações promocionais do destino. Existência de parques na cidade -Desenvolver projeto urbanístico e paisagístico para o parque C/E e para o parque do antigo Zoológico