-
Imprensa
Hidrelétrica Teles Pires doa 8 mil mudas para projeto Olhos D’Água da Amazônia
A Companhia Hidrelétrica Teles Pires (CHTP) entregou oito mil mudas de bananas de quatro variedades (banana maçã, prata, prata naine e híbrido da prata anã) para a Secretaria de Meio Ambiente de Alta Floresta, no último dia 24 de novembro.
Publicado em 28.11.2014 às 14h29
Fonte: UHE Teles Pires / Assessoria de Comunicação
A doação vai beneficiar mais de 1500 produtores rurais das pequenas propriedades que participam do projeto Olhos d’água da Amazônia, implantado no município em 2011. A iniciativa visa fomentar o desenvolvimento de atividades produtivas sustentáveis e também o reflorestamento e a recuperação de aproximadamente 3,3 mil hectares de Áreas de Preservação Permanentes (APP’s) no município.
De acordo com o coordenador de Meio Ambiente da Hidrelétrica Teles Pires, João Cabeza, o município solicitou apoio da CHTP na aquisição dessas espécies para incrementar o projeto de recuperação das APP’s. "É uma ação que vem ao encontro de um dos objetivos da Companhia, que é fomentar o desenvolvimento sustentável na região. Essas mudas serão utilizadas pela agricultura familiar em Alta Floresta numa atividade que concilia preservação ambiental a geração de renda", destacou o coordenador.
A secretária de Meio Ambiente de Alta Floresta, Aparecida Sicuto, explica que as nascentes e cursos d’água das propriedades inseridas no projeto passam por um trabalho de isolamento para posterior reflorestamento no local. "Essas mudas, com outras variedades frutíferas, vão auxiliar o proprietário na recuperação da área e na renda familiar. Temos um produtor, por exemplo, que conseguiu ganhar cerca de 4 mil reais com a produção de abacaxi no primeiro ano do projeto", frisou a secretária.