-
Imprensa
Hidrelétricas do Complexo Teles Pires se reúnem em Alta Floresta
As hidrelétricas Teles Pires, Colíder, Sinop e São Manoel, que compõem o Complexo Hidrelétrico Teles Pires se reuniram nesta semana, entre os dias 10 e 11, em Alta Floresta para um debate sobre sistemas de monitoramento ambiental integrado. Este foi o 4º encontro do Complexo que teve como cicerone a Companhia Hidrelétrica Teles Pires (CHTP), responsável pela implantação e operação da UHE Teles Pires.
Publicado em 13.11.2015 às 19h48
Fonte: UHE Teles Pires / Assessoria de Comunicação
Em pauta, os empreendedores debateram temas pertinentes à supressão vegetal e destinação da madeira, monitoramento da bacia hidrográfica do Teles Pires, especialmente dos reservatórios de cada hidrelétrica, com destaque para a metodologia dos monitoramentos de qualidade da água e de hidrossedimentos.
Para o diretor de meio ambiente da CHTP, Marcos Duarte, esses encontros proporcionam uma ampla discussão entre os empreendimentos hidrelétricos do Teles Pires e futuramente possibilitará a criação de um grande banco de dados com informações importantes sobre toda a bacia hidrográfica do rio. "As hidrelétricas que compõem o Complexo Teles Pires estão num processo de integração de informações dos programas ambientais para que amanhã nós possamos interagir em sincronia sobre qualquer situação ou assunto relacionado ao meio ambiente local e regional da bacia do Teles Pires", pontua o diretor.
A empresa paranaense de monitoramento hídrico, Overtech Soluções Tecnológicas aproveitou o evento para fazer uma apresentação sobre os levantamentos que eles já realizam em outras bacias hidrográficas. Em uma rápida explanação para o Complexo, eles destacaram os serviços oferecidos para consolidação de dados de uma bacia hidrográfica no segmento de redes telemétricas, hidrológicas e meteorológicas. "Para o estado do Mato Grosso, essa consolidação de dados seria um legado", atesta Jeverson Silva, diretor técnico da Overtech.
Além da reunião para tratar sobre as questões ambientais do Complexo, os representantes de cada empreendimento também visitaram as instalações da Hidrelétrica Teles Pires, a maior do Estado do Mato Grosso com uma capacidade de geração de 1820 megawatts de energia. As quatro hidrelétricas juntas chegarão a uma capacidade de até 3.220 MW, o suficiente para atender a quase nove milhões de pessoas.