-
Imprensa
Projeto capacita jovens para o combate à violência e exploração sexual
Um projeto realizado em Paranaíta preparou adolescentes com idade entre 14 e 17 anos para atuar no trabalho de orientação, prevenção e propagação de informações relacionadas a doenças sexualmente transmissíveis, planejamento familiar, combate à violência e à exploração sexual e prevenção ao uso de drogas.
Publicado em 16.12.2014 às 12h10
Fonte: UHE Teles Pires / Assessoria de Comunicação
Eles receberam, no dia dois de dezembro, os certificados de formação do projeto Adolescentes Multiplicadores – idealizado por acadêmicos do curso de pós-graduação em Políticas Sociais de Enfrentamento da Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, realizado em parceria com a Companhia Hidrelétrica Teles Pires (CHTP), e prefeituras de Paranaíta e Alta Floresta.
O projeto contou com a participação de aproximadamente 30 adolescentes das escolas municipais João Paulo, Juscelino Kubitschek, Maria Correia e Maria Quitéria, além do colégio estadual São Pedro, em Paranaíta. As atividades abordaram temas que surgem nesse período da vida, como sexualidade e formas de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, os males das drogas, além de temas visando prevenir e orientá-los, para que se tornem multiplicadores das informações dentro da escola e da comunidade que estão inseridos.
A ação aconteceu em quatro módulos com atividades em grupo, dinâmicas e palestras. "Os alunos que concluíram a formação já começaram o trabalho de multiplicação de informações. Eles estão promovendo apresentações de teatro, orientações em programas de rádios nas escolas, oficinas, debates em salas de aula, palestras com profissionais da saúde e depoimentos", explicou o coordenador de Saúde da Companhia Hidrelétrica Teles Pires, Vitor Carvalho.
Para o estudante do Assentamento São Pedro, João Vitor Mendes, o projeto trouxe mais conhecimento aos jovens e, vai permitir que eles se tornem multiplicadores em suas comunidades. "Quando fiquei sabendo do projeto e fui convidado a participar, achei importante, porque percebemos que os jovens não se previnem de forma correta e nosso papel é orientá-los sobre os riscos e problemas que isso pode causar no futuro", disse o adolescente.
A ação integra o Programa de Controle e Prevenção de Doenças e Programa de Reforço à Infraestrutura e aos Equipamentos Sociais do Projeto Básico Ambiental (PBA) da UHE Teles Pires e conta com a parceria da Prefeitura de Paranaíta.