-
Imprensa
Realizada abertura oficial do 1º Festival Gastronômico Sabores da Floresta
Durante todo o mês de novembro, quatorze estabelecimentos comerciais de Paranaíta e Alta Floresta vão oferecer no cardápio pratos especiais, preparados com produtos típicos da floresta amazônica mato-grossense, como frutas, temperos e folhas que oferecem um sabor exótico e diferenciado aos alimentos.
Publicado em 06.11.2014 às 13h43
Fonte: UHE Teles Pires / Assessoria de Comunicação
A novidade faz parte do 1º Festival Gastronômico Sabores da Floresta realizado por um grupo de empresários dos segmentos de hospedagem e alimentação com apoio da Companhia Hidrelétrica Teles Pires, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/MT), Grupos Gestores de Turismo de Alta Floresta e Paranaíta, Conselho Municipal de Turismo de Alta Floresta e prefeituras dos dois municípios envolvidos no evento.
O lançamento oficial do Festival ocorreu no dia 30 de outubro, no Floresta Amazônica Hotel, e reuniu empresários, imprensa, autoridades políticas, representantes do setor cultural e do trade turístico da região e de entidades locais, entre outros convidados.
Para o diretor de Meio Ambiente da UHE Teles Pires, Marcos Duarte, o festival deve atrair não só a população local, mas turistas que buscam novos sabores. "Tenho certeza absoluta que durante todo o mês de novembro esses restaurantes terão uma demanda grande, porque esses empresários se engajaram de coração nessa proposta, tanto que já estamos vendo o resultado, é um sucesso esse lançamento", destacou Duarte.
Para elaborar os pratos do 1º Festival Gastronômico Sabores da Floresta, os alquimistas da culinária pesquisaram matérias-primas da floresta amazônica e os hábitos alimentares de pioneiros da região para resgatar os produtos da mata consumidos por eles na época. De acordo com uma das organizadoras do Festival, Elaine Andrade, o trabalho resultou em pratos diferenciados que vão levar os amantes da boa culinária a uma viagem pelo mundo das iguarias da Amazônia mato-grossense. "Selecionamos frutas, folhas, temperos, carnes vermelhas e peixes que vão dar nova vida aos cardápios. São produtos alimentícios que caracterizam nossa cultura e, com isso, vamos promover a integração entre os municípios participantes e diversificar os nossos atrativos para estimular a vinda de mais turistas para nossas cidades", disse a empresária.
O Festival nasceu por iniciativa dos empresários, dentro do trabalho realizado pela UHE Teles Pires e o Sebrae/MT que promovem palestras, consultorias, qualificações entre outras ações com objetivo de estruturar e desenvolver o turismo na região. A gestora estadual do Sebrae/MT, Marta Torezam, destacou o avanço das ações que em dois anos já apresentam resultados positivos. "Nós buscamos as parcerias de um sonho, mas a concretização só acontece com esforço empresarial. É difícil uma comunidade acreditar que pode, hoje conseguimos alcançar uma parte do que pretendemos, é só o começo. Temos aqui potencial turístico em várias áreas, só temos que manter o foco, buscar novos calendários e seguir a diante".
A programação gastronômica já conquistou simpatizantes como a moradora de Alta Floresta, Lícia Ferronato, que declarou que pretende experimentar todos os pratos do festival. "Nossa região merecia essa iniciativa, achei os pratos maravilhosos, eles tiveram muita criatividade. Quero provar todas as opções desse cardápio, tanto de Alta Floresta, quanto de Paranaíta", frisou.
Serviço
Evento: Festival Gastronômico "Sabores da Floresta"
Quando: 01° a 30 de novembro
Alta Floresta:
Açaí Mineiro (Açaí dos deuses);
Barella’s Restaurante (Ventrecha de pacu à moda de Barella);
Casa do Tio (Espetinho e carne de sol, farofa de castanha do Brasil com bacon);
Confeitaria Doces e Sabores (Cheesecake de castanha do Brasil);
Divina Pizza – Pizza Lampião (carne seca e massa com castanha do Brasil);
Floresta Amazônica Hotel (Cuca de banana com castanhas do Brasil);
Hotel Mandino (Cookie de castanha do Brasil com geleia de cupuaçu);
Leana Marmitaria (Bacalhau de trairão ao forno);
Restaurante Del Moro (Matrinchã ao creme de alho poró e castanha do Brasil);
Restaurante e Pizzaria Paola (Moqueca de pintado com pupunha na panela de ferro);
Restaurante Tiriba (Filé de pintado ao molho de acerola picante com purê de mandioca ao queijo coalho);
Tauru’s (O Último tropeiro);
Paranaíta:
Restaurante Laços e Abraços (Pintado a sete quedas) toda sexta-feira;
Restaurante e Pizzaria Charolês (Filé da Amazônia) toda quinta-feira;
Mais informações no site: www.saboresdafloresta.com