-
Imprensa
UHE Teles Pires, beneficiou mais de 4 mil pessoas em projeto na região
Iniciativa foi concluída com a doação do Centro Comunitário, onde serão realizadas capacitações técnicas para promoção da agricultura familiar pela Cooperativa
Publicado em 17.11.2021 às 17h14
Fonte: Imprensa CHTP
4 mil pessoas foram beneficiadas com o projeto de revitalização do Assentamento São Pedro, iniciativa realizada pela Usina Hidrelétrica (UHE) Teles Pires – controlada pela Neoenergia – em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no Assentamento São Pedro, localizado em Paranaíta (MT). A iniciativa irá atender a Cooperativa Mista de Agricultores do Assentamento São Pedro, de forma a contribuir no desenvolvimento econômico e social da comunidade. Dentre as ações do Projeto de Revitalização do Assentamento São Pedro - PRASP, está a entrega do Centro Comunitário, ocorrida no mês de outubro. O ambiente irá abrigar reuniões e cursos de capacitações, além de ser um espaço de lazer com oficinas de música e dança.
“A entrega do Centro Comunitário finaliza com muito sucesso o projeto e representa a conclusão de um trabalho através do qual a cooperativa promoverá a capacitação técnica dos assentados, para o desenvolvimento sustentável e a conservação ambiental através da agricultura familiar. Com isso, será possível contribuir na fixação da população no assentamento e a consequente diminuição do êxodo rural, fortalecendo a produção local”, afirma o gerente de meio ambiente da UHE Teles Pires, Ivan Sobreira Neto. O assentamento acolhe cerca de 62% da população rural residente no município de Paranaíta – cerca de 775 famílias.
O projeto contemplou ainda a organização do local, com a reordenação fundiária do assentamento, e a manutenção de vias de acesso para deslocamento e escoamento da produção. “Prevemos um desenvolvimento econômico sustentável e integrado a partir da utilização dos recursos naturais existentes, buscando qualidade de vida e satisfação das famílias em permanecer na região produzindo em suas propriedades, consolidando uma capacidade produtiva e fonte de renda permanente”, completa o gerente de meio ambiente.