-
Imprensa
UHE Teles Pires instala o rotor da segunda unidade geradora
A Usina Hidrelétrica Teles Pires (UHE Teles Pires) – realizou no dia 24 de novembro a descida do rotor da sua segunda Unidade Geradora (UG). A instalação da peça indica que a obra está na reta final dos trabalhos de concretagem das estruturas físicas e da montagem eletromecânica que, ao concluir a quinta UG, previsto para abril de 2015, terá capacidade de geração de 1820 MW de energia limpa e renovável.
Publicado em 03.12.2014 às 13h33
Fonte: UHE Teles Pires / Assessoria de Comunicação
A ação também representa um marco na construção desse empreendimento que é considerado uma das mais importantes obras do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC 2), do Governo Federal, em andamento no país. Comparado a outros empreendimentos hidrelétricos a UHE Teles Pires destaca-se pelo alto rendimento de geração de energia versus o baixo impacto gerado por sua implantação, com um reservatório de apenas 95 km² (desconsiderando a calha do rio), bem como o menor preço já ofertado pelo megawatt/hora na história do setor elétrico brasileiro, R$ 58,35.
"As equipes estão eufóricas com mais este marco e com o avanço da obra que já mostra sinais de cumprimento de metas desafiadoras, considerando o grande porte da usina e o prazo mínimo estabelecido para construí-la", destacou o diretor técnico da UHE Teles Pires, Carlos Ferreira.
A descida do gigante
O rotor do gerador é a maior peça em dimensão e peso da unidade geradora com 720 toneladas, 2,60 metros de altura e 16,49 de diâmetro que possibilitam uma rotação nominal de até 75 voltas por minuto. Assim como na descida do primeiro rotor, a segunda peça também levou cerca de quatro horas para ser acoplada no eixo da turbina. Para instalar o equipamento, foram necessárias duas pontes rolantes com capacidade de 450 toneladas cada.
Após a descida, foi realizado o ajuste da peça no poço do gerador com a interligação de 96 pólos do rotor ao sistema de excitação da máquina.
Até abril de 2015, mais três unidades de geração da Casa de Força devem receber o rotor do gerador.