-
Imprensa
UHE Teles Pires promove curso de Olericultura em Jacareacanga
O município de Jacareacanga, localizado no estado do Pará, foi contemplado com o curso de qualificação em Olericultura, promovido pela Companhia Hidrelétrica Teles Pires (CHTP) em parceria com a Prefeitura Municipal de Jacareacanga e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
Publicado em 03.11.2014 às 19h50
Fonte: UHE Teles Pires / Assessoria de Comunicação
O evento aconteceu na última semana de outubro com a proposta de qualificar professores da rede municipal de ensino e profissionais que atuam no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), e a população interessada.
Durante as aulas os participantes receberam orientações sobre o preparo do solo, compostagem, produção de mudas, plantio, tratos culturais, pragas e doenças, colheita e beneficiamento, além de noções sobre custos de produção e comercialização de produtos. A olericultura integra a área da horticultura, com o cultivo de hortaliças, folhas, raízes, tubérculos, frutos diversos, e em alguns casos pode existir o cultivo de plantas hidropônicas.
De acordo com a coordenadora de projetos sociais da CHTP, Marcileny Miranda, os insumos e demais equipamentos, além de materiais de consumo destinados a atender essa atividade foram oferecidos para garantir as necessidades das escolas Haroldo Coimbra Veloso, Maria Emília, Carmem Valente da Silva e do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, que atende as atividades do Programa de Educação Ambiental (PEA). "Esse programa é desenvolvido com os alunos da rede municipal de ensino, e usuários dos programas assistenciais de Jacareacanga", destacou Miranda.
Para a secretária de Assistência Social de Jacareacanga, Vera Semblano, a realização desses projetos ofertados pela Hidrelétrica Teles Pires, são importantes e refletem diretamente no cotidiano da população. "O curso de olericultura também foi um sucesso, assim como os demais promovidos pela Hidrelétrica voltados à população de Jacareacanga, que está contente com os resultados. Foi um ano muito positivo e produtivo", avaliou a secretária.
Todo o material para as aulas práticas de Olericultura foi oferecido pela UHE Teles Pires, a mobilização e as inscrições gratuitas foram realizadas pela Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Jacareacanga, as aulas práticas e teóricas foram executadas pelo Senar – núcleo Tapajós.