-
Imprensa
UHE Teles Pires promove Seminário sobre Saúde e Meio Ambiente no assentamento São Pedro
Moradores do assentamento São Pedro, em Paranaíta, participaram no dia 06 de setembro do Seminário de Saúde e Meio Ambiente.
Publicado em 17.09.2014 às 18h12
Fonte: UHE Teles Pires / Assessoria de Comunicação
A ação foi promovida pela Companhia Hidrelétrica Teles Pires por meio do Programa de Educação Ambiental (PEA) da UHE Teles Pires, executado pela empresa Walm Engenharia e Tecnologia Ambiental que teve como objetivo orientar a população sobre os riscos com animais peçonhentos em virtude do enchimento do reservatório, além de apresentar os trabalhos ambientais desenvolvidos na região pela comunidade e o empreendedor.
A primeira palestra foi realizada pela equipe do Meio Biótico da Companhia Hidrelétrica Teles Pires que falou sobre acidentes ofídicos, prevenção e características dos gêneros de serpentes peçonhentas do Brasil. A empresa Ecosistema expôs o trabalho realizado na área de abrangência da UHE Teles Pires, onde vetores de moléstias como leishmaniose, malária e dengue são monitorados para diminuição no número de casos destas doenças. Profissionais da saúde marcaram presença e, também, falaram sobre a cartilha elaborada sobre os Serviços de Saúde e a Função do Agente Comunitário de Saúde no assentamento.
"Os moradores do assentamento São Pedro demonstraram interesse pelos temas apresentados e tiveram uma participação grande fazendo perguntas ou sanando as dúvidas existentes. A comunidade e os alunos das escolas do assentamento São Pedro se preocupam em mudar as situações de queimadas, degradações e outras questões relacionadas ao meio ambiente e são muito receptivos as atividades que propomos aplicar na região. Só conseguimos fazer este evento porque tivemos a colaboração deles, em todas as etapas de preparo", revela a analista ambiental Luciana Swiderski.
A dedicação aos trabalhos ambientais está representada no grupo Com-Vida, formado por 14 alunos das escolas municipais Tancredo de Almeida Neves e Maria Quitéria localizadas no assentamento. Através de uma parceria com a UHE Teles Pires, eles devem iniciar o resgate de sementes frutíferas para auxiliar nas ações de reflorestamento na região. Como forma interativa, o público pôde localizar os lotes onde residem em mapas expostos no evento e fazer a marcação com o auxílio de integrantes do grupo Com-Vida.
De acordo com a diretora das escolas municipais, Elizete Rodrigues, os estudantes já atuam dentro do programa de Educação Ambiental, na recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APP) e em breve vão iniciar o acompanhamento de ações de reaproveitamento de pneus para jardinagem e construção de currais para gado.
A moradora Isabel da Rocha conta que o trabalho ambiental realizado na localidade incentiva o uso de novas práticas sustentáveis nas propriedades. "Sempre que a gente participa de alguma palestra ou recebe orientação, a gente aprende alguma coisa. Lá em casa já cuidamos da nascente, da beira da água", destaca.
Segundo o diretor de Meio Ambiente da UHE Teles Pires, Marcos Duarte, o empreendedor tem realizado diversas pesquisas sobre a região que vão contribuir para a conservação e crescimento econômico da localidade. "A Companhia é um condutor para o desenvolvimento sustentável. Temos ainda muitos projetos e pesquisas para auxiliar na região", pontuou Duarte.
O 1º Seminário de Saúde e Meio Ambiente contou com a parceria da Escola Estadual São Pedro, escolas municipais Tancredo de Almeida Neves, Maria Quitéria e Cristo Redentor, Secretaria Municipal de Saúde de Paranaíta, agentes comunitários de saúde, posto do Programa Saúde da Família do assentamento e grupo Com Vida.